De acordo com o Accelerating Global Companies Towards Net Zero by 2050, 84% das empresas a nível mundial planeiam aumentar os investimentos em iniciativas de sustentabilidade!
Segundo o estudo realizado pela Accenture, apesar da atual instabilidade global impulsionada pela guerra na Ucrânia, o foco na sustentabilidade permaneceu. Nos meses seguintes ao início do conflito, 39% de todos os compromissos e metas com base em ciência adotada desde 2015 foram efetivamente implementados.
Sustentabilidade
Mesmo com o crescimento acelerado de empresas que buscam atingir as metas Net Zero até 2050, essas organizações são responsáveis por dois terços das emissões globais.
De acordo com a organização Net Zero Climate, o termo se refere a “Um estado no qual os gases do efeito estufa que vão para a atmosfera são equilibrados pela sua remoção da atmosfera”.
Embora o progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tenha sofrido atrasos, a pressão exercida por consumidores está aumentando para que as empresas incentivem um mundo sustentável. Essa pressão crescente está impulsionando as empresas a adotarem medidas mais efetivas para enfrentar os desafios ambientais e alcançar metas de sustentabilidade.
A tecnologia e a inovação, juntamente com a colaboração e a regulação, desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases do efeito estufa. Esses pontos são estratégicos para a transição para práticas mais eficientes. Através do desenvolvimento e implementação de tecnologias de baixa emissão, bem como do incentivo de inovações disruptivas, as empresas podem encontrar soluções inovadoras para mitigar seu impacto ambiental. Além disso, a colaboração entre empresas, governos, sociedade civil e instituições internacionais, é fundamental para acelerar os esforços na redução das emissões.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
O que é Net Zero e qual é a sua importância?
Suíça vota a favor de se tornar Net Zero até 2050 em decisão histórica
Plano Net Zero é oportunidade para Reino Unido se tornar líder em proteínas sustentáveis
Imagem ilustrativa de capa: Pexels