A startup de biociências Protera levantou US$ 10 milhões em uma rodada de investimentos da Série A, o investimento foi liderado pela Sofinnova Partners, empresa de venture capital especializada em saúde e sustentabilidade. Outros participantes foram a marca de panificação Bimbo Group e o especialista em fabricação e distribuição de ingredientes ICL Planet. 

A empresa utiliza a inteligência artificial (IA) para desenvolver proteínas. É dito em sua página: “A tecnologia da Protera usa algoritmos preditivos que calculam milhões de combinações de aminoácidos e simulam padrões de proteínas em questão de segundos. Nossa tecnologia é baseada em Deep Learning e nos permite iluminar um universo de proteínas até então inexplorado”. 

Com o valor, a Protera pretende investir em ampliar seu processo de fabricação e validar seus produtos com diversas multinacionais, se concentrando em ampliar sua proteína natural, chamada de Protera guard ™, que substitui os conservantes artificiais. 

Produto da startup de biociências
Imagem: Divulgação Protera

O co-founder e CEO, Leonardo Álvarez, disse à imprensa sobre o investimento: “Estamos entusiasmados em continuar nossa forte parceria com a Sofinnova Partners, que é conhecida por ser uma construtora de empresas em biotecnologia industrial, com um forte foco em empreendedores e ciência”. 

Ele também acrescentou: “Nos sentimentos afortunados por adicionar dois parceiros industriais, o Bimbo Group, o maior produtor mundial de produtos de panificação, e o ICL Group, especialistas em fabricação e distribuição de ingredientes, à medida que nos posicionamos para ir totalmente downstream e implantar produtos no mercado”. 

Joško Bobanović, sócio da Sofinnova Partners, também deu uma declaração: “Tendo liderado o investimento há um ano, ficamos impressionados com a capacidade da equipe de fornecer ingredientes alimentares inovadores, sustentáveis ​​e muito procurado pelos mercados”. 

Uma curiosidade é que a Protera participou do Future Food-Tech Summit, evento que contou com diversos desafios para startups, tendo participado da competição que visava utilizar a Inteligência Artificial para desenvolver ingredientes à base de proteínas de próxima geração. 

Sobre a startup de biociências Protera 

A Protera é uma empresa chilena, criada em 2018, pelos founders Francia Navarrete e Leonardo Álvarez. 

O objetivo da empresa é utilizar a ciência de engenharia de proteínas para abordar a questão alimentar, já que em 2050 a população irá ultrapassar 10 bilhões de pessoas, dessa forma é necessário solucionar o desafio da alimentação sem prejudicar o planeta. 

Logo, a Protera usa seu algoritmo, chamado de MADI, com deep learning, para realizar combinações que simulem os padrões de proteínas. Atualmente, a empresa oferece em seu portfólio a Protera Guard (proteína clean label), Protera Sense (óleo plant-based que não prejudica a saúde), além desenvolver proteínas antioxidantes e proteínas espumantes e emulsificantes. 

Aproveite e leia também: 

Como Comprar Ações: O Guia Passo a Passo Para 2021

Negócios em Alta: As 15 Melhores Ideias e Tendências (2021)

SRI e ESG: o que são e quais os benefícios desses investimentos

*Imagem de capa: Divulgação Protera / via Food Navigator USA

Por Amanda Stucchi em 4 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores