A fabricante do Magnum, a multinacional Unilever, postou em seu Instagram que irá expandir seus sorvetes plant-based, após anunciar que venceu na categoria de Melhor Sorvete Vegano no Prêmio Vegan Food 2021 da PETA, com o Vegan Sea Salt Caramel Magnum. A marca escreveu: “Estamos lançando mais produtos à base de plantas para criar um portfólio de sorvetes adequado para o futuro, que ajuda a reduzir o impacto ambiental da cadeia de abastecimento alimentar global”. Em 2019, a Unilever já tinha ganhado esse mesmo Prêmio com os sorvetes Classic e Almond.
Mais produtos veganos na Unilever
Segundo o Valor Econômico, a Unilever tem o objetivo de aumentar seu portfólio vegano, dobrando esses produtos até 2025 e elevando suas vendas em € 1 bilhão.
Tudo isso faz parte de seu programa, chamado “Alimentos do Futuro”, cuja as metas são reduzir pela metade o desperdício de alimentos (da produção até o ponto de venda até 2025), dobrar o número de produtos ricos em nutrientes e vitaminas (tendo um nível positivo de nutrição), ter 85% de seus produtos com menos sal até 2022, e diminuir a quantidade de açúcar total em 95% de seus sorvetes até 2025, atingindo 250 calorias por porção.
Demanda por sorvetes plant-based
Dados da Data Bridge informam que o mercado de sorvetes plant-based pode atingir o valor de US$ 805 milhões nos próximos seis anos (2020-2027), crescendo em uma taxa de 10,30%. Alguns dos motivos são as alergias alimentares e a maior produção de leite vegetal.
Um trecho do relatório é: “A Ásia-Pacífico domina o mercado de sorvete vegano devido às ocorrências crescentes de intolerância à lactose entre as pessoas, juntamente com o aumento da disposição de compra do consumidor, enquanto a região da Europa espera crescer no período de previsão de 2020 a 2027 devido à mudança de preferência do consumidor por um estilo de vida saudável, junto da introdução de novos sabores”.
Sobre a Unilever
A Unilever tem mais de 400 marcas em mais de 190 países. No total, 2,5 bilhões de pessoas utilizam seus produtos e, só em 2020, a empresa obteve um faturamento de € 51 bilhões, com 58% nos mercados emergentes. De acordo com a empresa, utilizam 100% de energia renovável no mundo todo e 67% das matérias-primas agrícolas são sustentáveis. A marca foi fundada por William Hesketh Lever, em 1890, na época a empresa se chamava Lever Brothers e ganhou o nome Unilever quando a Margarine Unie se uniu a ela em 1929. Nesse mesmo ano, a trajetória da empresa se iniciou no território brasileiro, em 4 de outubro.
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*Imagem de capa: Divulgação Magnum / Unilever