O famoso Veggie Shack está chegando a Hong Kong e Macau, enquanto a rede Shake Shack continua a expandir o seu burger à base de alimentos integrais pela região da Ásia-Pacífico, após lançamentos bem-sucedidos em Singapura, Tailândia e Filipinas.

Composto por 11 vegetais, além de grãos como farro e quinoa, esse hambúrguer vegetariano esteve em desenvolvimento por seis anos. Ele é servido com queijo americano, picles, cebolas crocantes e o clássico ShackSauce, tudo entre o tradicional pão de batata da rede.

O objetivo da Shake Shack é diversificar seu cardápio para atrair tanto os amantes de carne quanto os vegetarianos. Embora o hambúrguer seja plant-based, outros elementos – como o queijo, o molho e o pão – não são. No entanto, é possível torná-lo vegano substituindo o pão por folhas de alface e removendo esses ingredientes.

Sonalie Figueiras, da Green Queen, experimentou o hambúrguer durante um evento de lançamento em Hong Kong e comentou: “Após tentar (e não conseguir) provar o hambúrguer três vezes durante uma viagem à Califórnia no ano passado, minhas expectativas estavam altas. Mas ele superou todas elas. Saboroso e com um forte perfil vegetal, o Veggie Shack parece quase saudável, o que não é comum em redes de hambúrgueres. É um divisor de águas para o mercado de Hong Kong.”

O Veggie Shack, que custará HK$66 (cerca de US$8,45), estará disponível entre 12 de setembro e 3 de novembro em todas as sete unidades de Hong Kong e no ponto de venda de Macau. No dia do lançamento, a rede oferecerá o hambúrguer pela metade do preço (HK$33/US$4,23), enquanto circula pela cidade com um caminhão promocional.

Shake Shack comemora lançamento com tour de caminhão

O Veggie Shack foi desenvolvido na Innovation Kitchen da Shake Shack, em Nova York, desde 2018, com uma versão inicial lançada nos EUA em maio de 2023.

Este hambúrguer sem carne está sendo introduzido no mercado asiático este ano, com a rede de fast-food adicionando-o ao menu de Singapura em abril, seguido pelas Filipinas em agosto e Tailândia no último final de semana.

Assim como em outras regiões, o Veggie Shack é um item de cardápio separado em Hong Kong e Macau, sendo preparado na mesma grelha que os hambúrgueres de carne.

Diferente dos concorrentes McDonald’s e Burger King, que lançaram hambúrgueres vegetarianos com patties de marcas líderes em carne vegetal como Beyond Meat e Impossible Foods, a base do Veggie Shack da Shake Shack é composta por uma combinação de cogumelos portobello e shiitake, batata-doce, cenoura, aipo, alho-poró, cebola roxa assada, alho assado, repolho, beterraba e cebolinha, complementada com ingredientes como sementes de girassol e miso, além de quinoa e farro.

Além do Veggie Shack, a rede também lançou um milkshake de edição limitada, o Earl Grey Shake, feito com espessa custard de baunilha, biscoitos de shortbread, chantilly e uma pitada de chá recém-preparado.

No dia do lançamento, um caminhão da Shake Shack percorrerá Hong Kong, começando no Central Pier às 11h30, passando por Tsim Sha Tsui às 13h30, e finalizando em Kwai Fong às 16h. Além do Veggie Shack, o caminhão oferecerá limonadas, vouchers para batatas fritas grátis e outros brindes.

A Shake Shack também firmou uma parceria com Simran Savlani, fundadora da marca local de condimentos A Spark of Madness, famosa pelo seu chilli crisp de Hong Kong e pelo seu livro de receitas vegetarianas. Savlani irá liderar uma estação de “Crinkle Cut Fries Jamming” nos dias 21 e 22 de setembro no IFC Mall e no Harbour City, respectivamente. A experiência estará disponível para os clientes que comprarem tanto o Veggie Shack quanto as Crinkle Cut Fries, permitindo aos visitantes experimentar as linhas de molhos de Savlani.

Acompanhando as tendências de consumo

Comemorando 20 anos, a Shake Shack optou por um caminho diferente de seus concorrentes, como McDonald’s e Burger King, ao desenvolver internamente seus hambúrgueres à base de alimentos integrais, em vez de colaborar com marcas de carne vegetal como Beyond Meat e Impossible Foods.

A rede vem testando diferentes versões de seu hambúrguer vegetariano em alguns locais de Nova York desde 2018, e em 2020, experimentou um Vegan ShackBurger (com queijo e ShakeSauce plant-based) em certas lojas do Reino Unido, antes de lançar um Crispy Shallot Burger com base de cogumelos assados, cebolas, miso e trigo bulgur.

Esses esforços refletem a crescente demanda dos consumidores por opções mais naturais. Talvez o exemplo mais proeminente desse interesse seja a expansão da Beyond Meat para salsichas vegetais em julho. Com foco na saúde, os consumidores asiáticos também estão buscando mais alimentos integrais.

“Espero que isso inspire outras redes a tornar seus menus mais inclusivos”, disse Figueiras sobre o novo hambúrguer. “Muitas pessoas amam a Shake Shack: adolescentes, crianças, famílias – e esses grupos precisam de opções para veganos e flexitarianos entre eles.”

Na Tailândia, onde o Veggie Shack já está disponível, 44% dos consumidores gostariam de substituir a carne por proteínas vegetais tradicionais, como feijão, tofu e leguminosas, em comparação com 29% que preferem carne vegetal. De forma semelhante, 47% dizem preferir alimentos integrais de origem vegetal a análogos de carne.

Na China, vegetais ricos em proteínas, ferro e cálcio são particularmente atraentes para os consumidores, de acordo com uma pesquisa da ProVeg. Campanhas de marketing que destacam claramente o valor nutricional dos produtos frescos (assim como dos análogos de carne e laticínios) foram identificadas como uma forma poderosa de atrair mais adeptos da alimentação à base de plantas.

Atualmente, não há planos confirmados para o lançamento do Veggie Shack na China continental, mas sua expansão pela Ásia-Pacífico é promissora. A empresa vem experimentando várias tendências climáticas e de saúde. No ano passado, começou a testar o óleo cultivado da Zero Acre em duas unidades de Nova York, em resposta ao declínio da popularidade dos óleos vegetais.

A empresa também lançou um milkshake de chocolate plant-based e uma custard de chocolate em parceria com a NotCo, uma startup chilena de tecnologia alimentar que conta com o Enlightened Hospitality Investments (EHI) – o fundo de crescimento do fundador da Shake Shack, Danny Meyer – como investidor.

O EHI também co-liderou uma rodada de investimentos de US$25 milhões na Slutty Vegan, uma cadeia de hambúrgueres plant-based que se tornou um fenômeno e que agora possui 11 unidades, com a próxima sendo inaugurada no aeroporto mais movimentado do mundo ainda este ano.

Confira a matéria publicada na Green Queen.

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