No início desta semana, o restaurante Bar Crenn, em São Francisco, recebeu um carregamento de frango diferente! O produto recebido pelo restaurante é o primeiro pedido de frango cultivado a ser comercializado nos Estados Unidos.

O restaurante fechou uma parceria com a Upside Foods, e se tornou o primeiro a incluir o frango cultivado em seu cardápio. A entrega do frango cultivado ao local é mais um marco para a Upside, em um mês repleto de conquistas para a empresa. No final de junho, a startup obteve a aprovação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para rotular seus produtos. Além disso, na semana passada, a Upside recebeu a Concessão de Inspeção (GOI) da agência, permitindo oficialmente a comercialização de seu frango cultivado para restaurantes, chefs e consumidores.

Frango cultivado

Tanto a Upside Foods quanto ao chef Crenn estão ansiosas para o grande dia, planejem preparar o frango da Upside Foods como o destaque do primeiro prato de carne que Crenn reintroduzirá em seu cardápio. “Trabalhar com o chef Crenn tem sido uma experiência incrível”, afirmou Amy Chen, diretora de operações da Upside Foods, em entrevista à Food & Wine. “Ela tem estado frequentemente em nossa cozinha de testes, colaborando com nossos desenvolvedores de alimentos, experimentando novas receitas e aperfeiçoando diferentes abordagens culinárias. Ter sua presença ao nosso redor tem sido uma verdadeira alegria, e nos sentimos inspirados por um chef com três estrelas Michelin. Presenciar sua habilidade na cozinha é um verdadeiro privilégio.”

De acordo com Crenn, que conheceu o fundador e executivo-chefe da Upside Food: “Também tive a chance de conhecê-lo pessoalmente, junto com sua visão, sua sensibilidade e sua narrativa. Sua visão era clara, ponderada e edificante para o mundo. Ele entendeu a necessidade de mudar o sistema alimentar – por motivos inspiradores e nobres. Eu me conectei com isso.”

Segurança

De acordo com as diretrizes do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA, a carne cultivada em células é produzida a partir de células-tronco de animais vivos, que são cultivadas e multiplicadas até se desenvolverem em músculo, gordura ou tecido conjuntivo. Em alguns casos, podem adicionar soja, gelatina ou outras proteínas, para replicar a textura desejada da carne. Um ponto crucial para os defensores das alternativas de carne busca que esse processo dispensa a necessidade de abater animais.

O chef Crenn teve a oportunidade de experimentar o frango cultivado em células da Upside Foods e se tornou um verdadeiro entusiasta após essa experiência. “O sabor e a qualidade também foram minhas principais preocupações”, acrescentou. “Para minha surpresa e empolgação, o frango estava suculento, delicioso e superou assim, qualquer peito de frango de supermercado que já provei antes.”

Sobre o prato

Este prato excepcional, que ainda não teve data divulgada, possui o frango da Upside Foods como foco. O frango possui uma crosta de tempura, infundida com Recado Negro, uma massa de pimenta carbonizada originária da região mexicana de Yucatán. Dessa forma, o frango é frito até ficar crocante, levemente regado com um molho de pimentão queimado e delicadamente decorado com flores e verduras comestíveis colhidas da Bleu Belle Farm, propriedade de Crenn.

O prato servido em um belo recipiente de cerâmica preta, artesanal do México, apresenta pinturas delicadas inspiradas na cultura mexicana e o logotipo distintivo do chef Crenn. Ao remover uma tampa, uma névoa suave de gelo seco proporciona uma apresentação cativante.

De acordo com Chen: “Foi importante poder mostrar o frango e reconhecer que se trata de um pedaço de frango inteiro. Portanto, destaque na receita e cercado por diferentes ingredientes de sua fazenda. Dessa maneira, a receita realmente se encaixa nessa história mais ampla sobre sustentabilidade, artesanato e administração.”

Aproveite e leia também:

Upside Foods e Eat Just recebem aprovação do USDA para venda de frango cultivado nos EUA

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Bar Crenn

Por Ana Cristina Gomes em 30 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores