A empresa de tecnologia para restaurantes Vita Mojo divulgou dados que revelam as tendências de consumo em restaurantes de serviço rápido no Reino Unido em 2024.
Os números analisaram mais de 139 milhões de pedidos individuais e 9,8 milhões de combinações promocionais de redes como Leon, Gail’s, Wasabi, Yo!, Wenzel’s e Subway.
Apesar das alegações de que alimentos plant-based estariam perdendo popularidade, os dados mostram o contrário: os pedidos veganos tiveram um aumento de 56% em 2024, enquanto as opções vegetarianas cresceram 64%. Segundo a Vita Mojo, isso reflete um apetite significativo por opções plant-based no Reino Unido.
Outro dado positivo para o meio ambiente foi o aumento de 111% no uso de copos reutilizáveis, demonstrando o compromisso crescente dos consumidores em reduzir o uso de plásticos descartáveis.
“Clientes buscam opções plant-based”
Pesquisas publicadas no início de 2024 estimaram que a população vegana no Reino Unido alcançou 2,5 milhões de pessoas, um aumento impressionante de 1,1 milhão em apenas um ano. Isso significa que 4,7% dos adultos adotam uma dieta plant-based, com as gerações Z e Millennial liderando a tendência de evitar produtos de origem animal.
Em agosto, o grupo MAG, maior operador de aeroportos do Reino Unido, relatou um aumento significativo nas vendas de opções veganas e sem laticínios em seus restaurantes. Cafés da manhã e brunches veganos cresceram 20%, enquanto as vendas de alternativas ao leite subiram 10%.
Um relatório de 2023 apontou que 40% dos consumidores britânicos desejam alternativas vegetais para carne e laticínios. Entre 2012 e 2022, o consumo per capita de carne no Reino Unido caiu 14%, atingindo o nível mais baixo desde o início dos registros nos anos 1970.
Sustentabilidade e indulgência no cardápio
“O levantamento de 2024 mostra que os consumidores continuam interessados em opções saudáveis e plant-based, além de demonstrarem uma preferência notável por comidas indulgentes e reconfortantes no almoço”, afirmou Nick Popovici, CEO da Vita Mojo. “Além disso, o aumento expressivo no uso de copos reutilizáveis sinaliza um compromisso crescente com a sustentabilidade no setor de serviço rápido.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
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