Uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan revelou que dietas de baixo teor de carboidratos, fundamentadas em proteínas e gorduras provenientes de fontes vegetais e combinadas com carboidratos saudáveis, como grãos integrais, estão associadas a um ganho de peso mais gradual em longo prazo. Em contrapartida, dietas com baixo teor de carboidratos baseadas principalmente em proteínas e gorduras animais, aliadas a carboidratos menos saudáveis, como amidos refinados, apresentaram um aumento mais acentuado de peso.

Esses resultados, publicados em 27 de dezembro de 2023 no JAMA Network Open, destacam a influência dos diferentes tipos de alimentos em dietas com baixo teor de carboidratos na gestão do peso corporal a longo prazo.

Apesar de diversos estudos terem enfocado os benefícios imediatos da redução de carboidratos para a perda de peso a curto prazo, investigações sobre o impacto de dietas low carb na manutenção do peso a longo prazo e a influência da qualidade dos grupos alimentares são escassas.

Por meio da análise de dados provenientes do Nurses’ Health Study, Nurses’ Health Study II e Health Professionals Follow-up Study, os pesquisadores examinaram as dietas e pesos de 123.332 adultos saudáveis, num período que abrangeu de 1986 a 2018. Cada participante forneceu relatórios periódicos sobre sua dieta e peso a cada quatro anos. Os pesquisadores avaliaram as dietas dos participantes com base na adesão a cinco categorias de dietas pobres em carboidratos: a dieta total pobre em carboidratos (TLCD), enfatizando a redução geral de carboidratos; a dieta low carb de origem animal (ALCD), com destaque para proteínas e gorduras de fontes animais; a dieta pobre em carboidratos à base de vegetais (VLCD), com ênfase em proteínas e gorduras vegetais; a dieta saudável com baixo teor de carboidratos (HLCD), que enfatiza proteínas vegetais, gorduras saudáveis e carboidratos menos refinados; e a dieta pouco saudável com baixo teor de carboidratos (ULCD), destacando proteínas de origem animal, gorduras não saudáveis e carboidratos provenientes de fontes não saudáveis, como produtos processados à base de cereais.

O que dizem os resultados

A pesquisa constatou que dietas baseadas em proteínas e gorduras vegetais, combinadas com carboidratos saudáveis, estão associadas a um ganho de peso mais gradual em longo prazo. Participantes que aumentaram a adesão a dietas totais pobres em carboidratos (TLCD), dietas de base animal (ALCD) e dietas pouco saudáveis com baixo teor de carboidratos (ULCD) tiveram, em média, maior aumento de peso em comparação àqueles que optaram por dietas saudáveis com baixo teor de carboidratos (HLCD) ao longo do tempo.

Essas associações se mostraram mais significativas entre participantes mais jovens (<55 anos), com sobrepeso ou obesidade e/ou menor nível de atividade física. Entretanto, as conclusões sobre as dietas pobres em carboidratos à base de vegetais (VLCD) foram menos definidas: enquanto os dados do Nurses’ Health Study II indicaram uma relação entre maiores pontuações no VLCD e menor ganho de peso ao longo do tempo, as informações provenientes do Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-up Study foram mais variadas.

“Essencialmente, nossos resultados evidenciam que nem todas as dietas de baixo teor de carboidratos têm o mesmo impacto na gestão do peso em longo prazo”, afirmou Qi Sun, autor sênior e professor associado do Departamento de Nutrição. “Isso pode instigar uma revisão do entendimento sobre as dietas populares com baixo teor de carboidratos e sugere que estratégias de saúde pública devem continuar a promover padrões alimentares que priorizem alimentos saudáveis, como grãos integrais, frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura”.

Além de Qi Sun, outros pesquisadores de Harvard Chan envolvidos incluem Molin Wang, professor associado dos Departamentos de Epidemiologia e Bioestatística, Yang Hu, cientista pesquisador, Sharan Rai, pesquisadora pós-doutorado, e Frank Hu, professor do Departamento de Nutrição.

Imagem de capa: Unsplash

Leia também:

Estudo investiga hábitos alimentares de jovens vegetarianos

5 vegetais campeões em resíduos de agrotóxicos

Dietas têm papel importante na redução do risco da doença de Alzheimer

Por Nadia Gonçalves em 3 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores