À medida que a demanda por produtos veganos continua aumentando, o crescimento desse mercado não pode parar. O ano ainda não chegou ao fim, mas de antemão, listamos as principais novidades veganas de 2020 no Brasil, que já causaram o maior burburinho no ecossistema vegano brasileiro até o mês de maio.

Taeq Congelados

Em primeiro lugar, logo em janeiro as novidades veganas de 2020 já começaram a surgir. A Taeq, atenda às tendências alimentares no Brasil, lançou sua linha de congelados veganos. A empresa oferece cinco opções de produtos: vegbúrguer de berinjela com castanha de caju e gergelim, vegkibe de mandioquinha com batata doce e amêndoas, vegpão sabor queijo com mandioca, batata e mandioquinha, vegbúrguer de grão de bico com alho poró  e vegkafta de feijão fradinho com quinoa e especiarias.

A linha é de produtos 100% vegetais, e tem a certificação SVB de produto vegano, selo de qualidade reconhecido nacionalmente. Os produtos estão disponíveis nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra de todo o Brasil.

Cardápio Boali

A Boali, rede brasileira de comida saudável, em janeiro de 2020 lançou um novo sanduíche, o Wrap Vegano. O produto é feito com tortilha integral, espinafre, homus, pimenta biquinho, mix de abobrinha com berinjela e tem mandioquinha palha como acompanhamento.

A saber, o lançamento veio para ampliar o cardápio vegano da empresa, que já possuía outros três pratos veganos. O Wrap Árabe com Falafel leva bolinho de grão-de-bico, cebola roxa, tomate, pepino, hortelã e molho árabe. A salada Levíssima, preparada com mix brasil, quinoa orgânica, grão-de-bico, tomate cereja, cenoura, cebola crocante, amendoim e molho balsâmico. E por fim, o Bowl de Arroz Integral Veggie com arroz integral, grão-de-bico, brócolis, palmito, granola salgada. Ah! Tem ainda o falafel e um molho árabe.

Aussie Plant Burger

Ao mesmo tempo, o Outback revolucionou seu cardápio com um sanduíche completamente vegano. O Aussie Plant Burger tem pão tipo brioche 100% vegano, hambúrguer vegetal à base de soja da marca Revolution Burger®, cheddar vegetal, alface, tomate, cebola e picles.

A novidade é promete incluir o público vegetariano nas reuniões de amigos que são comuns na rede de restaurantes.

Frans Café sorvetes

Nesse meio tempo, a rede Fran’s Café lançou dois sabores de sorvetes veganos, integrantes de sua linha própria de sorvetes. Os sabores, Chocolate Vegano e Limão Siciliano Vegano já estão disponíveis nas adoradas lojas da rede.

Ademais, vale informar que os cardápios da Fran’s Café oferecem a Salada de Grãos, como única opção vegana. O prato é feito com cevadinha, arroz vermelho, trigo em grãos com molho de ervas, mix de folhas e granola salgada.

Temakeria e Cia

A rede de restaurantes japoneses Temakeria e Cia fez um trabalho em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira e em fevereiro seu cardápio Eat Clean, totalmente reformulado, já estava disponível. Foram incluídas mais10 opções de pratos veganos que não deixam nada a desejar: entradas, combinado, temakis, sushis, pratos quentes e uma sobremesa, prometem tornar a comida japonesa mais democrática.

Fugini maionese

E fevereiro continuou com boas novidades veganas, já que a Fugini, lançou sua versão vegana de maionese. O produto tem o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e está disponível em frascos de 200 e de 360 gramas nos pontos de venda.

Sora carnes hidratadas

Posteriormente, no início de março foi a vez da Sora apresentar sua nova linha de carnes vegetais que já vem hidratadas. A linha Pronto & Saudável tem opção de hamburguer e filé, e é feita à base de soja, ervilha e quinoa.

O produto, que não necessita de refrigeração e é livre de transgênicos, já está disponível em lojas e supermercados, além da loja online da empresa.

Veg&Tal

A Sadia também não ficou atrás e em março anunciou a sua nova linha Veg&Tal, composta por produtos elaborados à base de vegetais e temperos naturais. A nova linha Sadia Veg&Tal é composta por hambúrguer, bacon e nuggets à base de vegetais e a torta de massa de iogurte, em dois novos sabores: espinafre com ricota e brócolis com requeijão.

Sub Veg

Semelhantemente, em março de 2020, ocorreu um dos lançamentos mais esperados no país. Depois de muitos pedidos do público vegetariano a rede de lanchonetes Subway finalmente lançou seu primeiro lanche totalmente vegano. O Sub Veg, denominação dada ao sanduiche vegano da marca, que é feito com pão italiano branco, proteína de vegetais, molho barbecue e queijo cheddar vegano, e teve a receita sugerida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Além da versão tradicional, o Sub Veg também é disponibilizado numa versão wrap ou acompanhado de salada.

Linguiça do Futuro

Em abril, a Fazenda Futuro inovou mais uma vez e lançou sua versão de linguiça à base de plantas. A revolucionária linguiça do futuro promete sabor e textura de linguiça de pernil.

Ela é produzida a partir de proteína de ervilha, soja e grão de bico, e ainda tem beterraba que lhe confere a cor rosada. A linguiça ainda é revestida com uma “pele” de alga que imita a linguiça de origem animal e vem em um formato clássico. O produto é disponibilizado em embalagens com 5 unidades de 50g e já está disponível em lojas e supermercados.

Tensei

Enfim, maio chegou com suas novidades veganas e a marca Gaúcha, Tensei, apresentou seu novo produto. A empresa Gaúcha que atua no mercado de alimentação saudável com comida vegana desde 2014 lançou uma linha de lanches prontos no início de maio.

A linha de lanches congelados, Veg To Go, é disponibilizada em dois sabores: grão de bico com sementes, com molho de ketchup, mostarda e patê de sementes de girassol e abóbora; e cenoura e quinoa orgânico, com molho de ketchup, mostarda e patê orgânico de inhame com espinafre. Como resultado, os produtos são comercializados na versão com pão funcional, feito à base de grão de bico e farinha de painço, com sementes de girassol.

Já conhecia essas novidades veganas de 2020? Leia mais sobre o mercado de produtos veganos e as marcas brasileiras de hamburgueres à base de plantas.



por Nadia Ferreira Gonçalves em 5 de junho