Reconhecida por reinventar clássicos da indústria alimentícia em versões plant-based — como o famoso mac and cheese da Kraft —, a foodtech chilena NotCo acaba de apresentar duas novas criações que prometem agitar o paladar dos fãs de snacks intensos. Em parceria com a Doritos, marca pertencente à gigante PepsiCo, a startup lançou os Flamin’ Hot Not Chicken Nuggets e a NotMayo com sabor Doritos.

Os produtos, que começaram a ser vendidos no Chile por cerca de US$ 4,20 cada, são resultado de um trabalho colaborativo que durou oito meses. Para Matias Muchnick, CEO e cofundador da NotCo, a ideia surgiu de forma espontânea — e quase inevitável. “A conversa começou de maneira aleatória e rapidamente virou um ‘e se?’. Não houve apresentações infinitas, nem planejamentos eternos. Foi vontade pura, coragem e bom senso”, contou.

A fusão entre inovação tecnológica e o sabor icônico da Doritos

Ainda sem revelar a lista completa de ingredientes, a NotCo dá pistas de que os novos lançamentos seguem a base de seus produtos já consolidados. Os nuggets, por exemplo, devem manter a fórmula feita com proteínas vegetais de ervilha e feijão, farinha e óleo de girassol. Já a NotMayo tradicional leva óleo de soja, farinha de grão-de-bico, vinagre e amido modificado — tudo elaborado com o suporte da plataforma de inteligência artificial da empresa, carinhosamente chamada de Giuseppe.

O toque especial, no entanto, vem da essência Doritos: o famoso tempero Flamin’ Hot e o sabor nacho cheese, desenvolvidos pela Frito-Lay, subsidiária da PepsiCo que também comanda marcas como Cheetos e Lay’s. A mistura entre a tecnologia de ponta da NotCo e o perfil de sabor ousado da Doritos criou um casamento inusitado — e instigante.

Segundo Muchnick, o processo criativo passou por experimentações ousadas, como um sanduíche de sorvete com sabor Doritos e cobertura de chocolate. “Alguns olharam com a clássica cara de ‘onde é que a gente foi se meter?’. Mas no fim, o Benjamin [Herrera, diretor de marketing da PepsiCo Cone Sul] cravou: ‘Vamos com tudo’”, lembra o CEO.

Criar uma NotMayo com sabor Doritos pareceu algo óbvio — e genial ao mesmo tempo. “Ficou ainda mais Doritos do que o próprio Doritos”, brinca Muchnick. O passo seguinte? Mergulhar na febre do Flamin’ Hot, embalados pela obsessão coletiva com o vídeo de Shaquille O’Neal provando o sabor picante no programa Hot Ones, no YouTube. “E aí pensamos: nuggets Flamin’ Hot NotChicken? Por que (caramba) não?”

NotCo aposta na IA para revolucionar produtos tradicionais

Para Herrera, os lançamentos representam o melhor dos dois mundos: “são intensos, inesperados, ousados — e combinam o poder do sabor icônico da Doritos com a tecnologia alimentar da NotCo”. Segundo ele, a iniciativa reforça o papel da PepsiCo Cone Sul como um polo de inovação dentro do grupo. “Somos uma empresa global, mas pensamos localmente. Esse olhar ‘glocal’ é o que nos permite surpreender e crescer continuamente.”

Os nuggets e a maionese saborizados serão fabricados pela NotCo e distribuídos por ambas as marcas. E essa colaboração é só o começo: outras criações conjuntas estão a caminho.

A NotCo já colabora com diversas gigantes do setor, como Mars, Mondelēz e Nestlé, seja no desenvolvimento de novos produtos, seja na reformulação de itens tradicionais para atender exigências de saúde, custo e regulação. Como explicou Karim Pichara, cofundador e CTO da empresa, essas parcerias são estratégicas: “Vários desses projetos estão ligados à reformulação completa dos produtos — do conceito à versão final”.

Com seu sistema baseado em IA, a NotCo tem sido pioneira na transformação da indústria alimentícia. Giuseppe, sua plataforma proprietária, analisa milhares de combinações para substituir ingredientes de origem animal com alta precisão — um diferencial que a empresa tem levado para além da América Latina.

Entre as parcerias de destaque, está a joint venture com a Kraft Heinz, que já rendeu versões veganas de ícones como mac and cheese e salsichas Oscar Mayer nos Estados Unidos. Recentemente, a linha ganhou ainda maionese com chipotle e copos individuais de mac and cheese.

A empresa também lançou um suplemento voltado para pessoas que deixaram de usar medicamentos como Ozempic ou que buscam alternativas naturais de controle de peso: o GLP Booster.

Líder em proteínas alternativas na América Latina, a NotCo promete ainda mais novidades nos próximos meses. “Estamos trabalhando em produtos completamente novos para marcas na América Latina, nos EUA e na Europa. São itens icônicos que serão relançados em versões repaginadas — e somos nós que estamos por trás dessas fórmulas”, antecipou Pichara.

Leia também:

Brasil e a nova revolução alimentar: o papel estratégico da fermentação

Ciclista vegana conquista o título nacional de contrarrelógio nos EUA em 2025

Pure Mylk lança centro pioneiro para leites vegetais na Ásia

Compartilhe:
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores