A Modern Synthesis levantou US$ 4,1 milhão para investir em sapatos que são feitos por bactérias.
Modern Synthesis, Jen Keane, CEO, e Ben Reeve, CTO, os cofundadores da marca estão usando o investimento para aumentar a produção e lançar o novo material no mercado.
Em 2020, Keane, formado pela Central Saint Martins School of Art and Design, em Londres, e o biólogo sintético Reeve, então no Imperial College London, fundaram a Modern Synthesis com o objetivo de desenvolver ‘tecelagem microbiana’.
Sobre o produto
Os sapatos de bactérias tem o objetivo de patentear uma nova classe de material, que substituirá os tênis feitos de animais. É uma alternativa biodegradável e durável.
A parte superior do sapato é feita por bactérias que produzem naturalmente nanocelulose – Komagataeibacter rhaeticus, esta pode ser geneticamente modificada para também se auto-tingir produzindo melanina para a cor.
Sobre o processo de execução, Ben Reeve um dos cofundadores explica que:“o processo começa com um andaime de fio bidimensional moldado por robótica, que os cientistas mergulham em meio de fermentação contendo as bactérias produtoras de celulose”.
“Os K. rhaeticus ‘tecem’ a parte superior das sapatilhas depositando o biomaterial no andaime. Uma vez que as folhas emergem de seus banhos microbianos, elas são moldadas em forma de sapato seguindo as técnicas tradicionais de calçados. É mais do que a soma de suas partes. Inicialmente, o andaime ajuda as bactérias a crescer, depois o fio microbiano reforça o material: ele mantém o andaime unido”, continua Reeve.
Bolsa de Cogumelo
A marca de moda da estilista de mesmo nome, Stella McCartney, lançará a bolsa de luxo feita com couro de cogumelo Frayme Mylo, com estreia comercial prevista para esse ano. O couro Mylo, produzido pela empresa Bolt Threads, utiliza o micélio, conhecido como a parte vegetativa de um fungo.
“Nossos parceiros de longa data da Bolt Threads e eu compartilhamos uma paixão pela inovação de materiais e o lançamento de uma bolsa de luxo feita de couro Mylo mycelium é um momento marcante não apenas para nós, mas para o mundo. O que você vê na passarela hoje é a indústria da moda consciente de amanhã”, destacou Stella McCartney em um comunicado.
Bolsa de luxo feita com couro de cogumelo foi apresentada em desfile
O produto foi revelado no desfile Paris Fashion Week, semana de moda feita semestralmente na região. A coleção de verão 2022 da Stella McCartney contou com o tema de cogumelos.
“A bolsa vegana Frayme é um novo estilo ousado, pegando códigos clássicos da marca e reenergizando-os, elaborando uma narrativa visual iniciada pelo nosso icônico Falabella”, menciona a descrição do produto.
A bolsa Falabella é conhecida pela corrente com corte de diamante e corpo sem muita estrutura. No caso da Frayme Mylo, é utilizada uma corrente grande feita de alumínio reciclável e uma versão maior do medalhão da Stella McCartney.
A estilista foi inspirada pelo documentário Fantastic Fungi, dirigido por Louis Schwartzberg e lançado em 2019, na obra são explicadas as aplicações dos cogumelos em diferentes setores, como em tratamentos para câncer, problemas de saúde mental, eliminação de resíduos, entre outros. Caso você tenha se interessado em assistir, o filme está disponível na Netflix na data atual.
“Os cogumelos não recebem a atenção que merecem, em grande parte porque muitos não os entendem ou têm medo deles. Nossa coleção de verão 2022 opta por celebrar com otimismo os fungos — como o futuro não apenas da moda, mas do nosso planeta”, explicou a empresa.
Os produtos da marca não são feitos com couro, peles e penas, mas, alguns designs tem a inclusão de lã e seda. Portanto, apesar da maior parte das peças serem veganas, é necessário observar essas questões.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Stella McCartney lançará tênis vegano com materiais reciclados
5 mercados que utilizam o cogumelo como matéria-prima
Grupo Armani proíbe uso de lã de angorá em coleções
*Imagem ilustrativa de Capa: Tom Manion