LIKE-A-PRO, novo projeto financiado pela União Européia, foi lançado para melhorar a disponibilidade e aceitação de proteínas alternativas.

A princípio, o projeto trabalhará para garantir que as proteínas alternativas, estejam disponíveis para todos os grupos, de crianças a idosos, e em todas as regiões, incluindo áreas rurais.

Para isso, o projeto desenvolverá 16 novos produtos utilizando sete fontes proteicas diferentes. O objetivo é enfrentar os desafios no setor, que incluem sabores desagradáveis e perfis nutricionais desequilibrados.

As organizações membros do LIKE-A-PRO incluem a Revo Foods da Áustria, a Flowfood da Noruega e o Basque Culinary Center da Espanha, assim como outras 30 organizações. O projeto recebeu de 13,9 milhões de euros em financiamento como parte do FARM2FORK da União Europeia.

União Europeia e proteínas alternativas

A União Europeia tem sido um grande apoiador de proteínas alternativas, alocando € 32 milhões em financiamento para pesquisa de proteínas sustentáveis no ano passado.

Anteriormente, um projeto financiado pela União Europeia chamado PROTEIN2FOOD investigou o uso de proteínas e leguminosas de alta qualidade para produzir alternativas nutritivas de carne e laticínios. Além disso, o projeto FIT4FOOD desenvolveu uma “caixa de ferramentas” para melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar.

“Os consumidores europeus estão mostrando um interesse crescente em proteínas alternativas como um substituto viável para a carne convencional de origem animal”, disse LIKE-A-PRO. “Embora a disposição em reduzir o consumo de proteína animal seja clara, é necessário esforço para facilitar e acelerar essa mudança. Através de uma ampla gama de alternativas para atrair até o cliente mais relutante”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Onde você pode comprar os leites da Purifica no Brasil!

ADM revela 8 tendências globais de consumo para 2023

6 marcas de snacks veganos para você provar!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Revo Foods

Por Ana Cristina Gomes em 9 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores