A ADM, empresa líder em nutrição global, revelou as 8 maiores tendências globais de consumo para 2023!

A terceira perspectiva anual da ADM identifica oito tendências globais de consumo que servirão como pontos de ancoragem para inspirar inovação de alimentos e bebidas em 2023.

Abaixo listamos as oito tendências globais de consumo que a pesquisa da ADM prevê que impulsionarão a inovação de produtos e serviços no próximo ano.

1# Opções de proteínas expandidas

Em primeiro lugar, atualmente mais da metade (52%) dos consumidores globais se consideram flexitarianos, incorporando proteínas animais e vegetais ou carnes alternativas em suas dietas. Dentro desses 52%, quase dois terços definem seu estilo de alimentação como “tentar usar mais alimentos à base de plantas”, levando a uma maior demanda por opções de proteínas expandidas.

À medida que os nativos da tecnologia Gen Z e Gen Alpha crescem, a aceitação do uso de avanços científicos nos alimentos continuaram a se tornar mais comum. Práticas como agricultura celular, fermentação de precisão, produtos híbridos e proteínas à base de insetos florescerão.

2# Bem-estar equilibrado

A saúde emocional, mental, física e até espiritual é essencial para os consumidores. Os consumidores estão adotando uma abordagem sinérgica, fazendo escolhas intencionais e conscientes, abordando níveis de energia, prevenção de doenças, humor e sentimentos gerais.

Globalmente, 79% dos consumidores acreditam que apoiar sua saúde mental afeta de maneira positiva seu bem-estar geral. Além disso, 48% dos consumidores globais planejam priorizar seu bem-estar mental no próximo ano.

3# Personalização proativa

O que funciona para o bem-estar de uma pessoa pode não ser ideal para outra. Uma estratégia de “tamanho único” para saúde e alimentação caiu em favor de abordagens personalizadas, “melhor para mim”. 63% dos consumidores globais dizem que estão interessados em alimentos e bebidas personalizados para atender às suas necessidades nutricionais.

Aproximadamente 55% dos consumidores globais dizem que estão dispostos a gastar mais em alimentos funcionais que podem apoiar suas metas de saúde. Além disso, essas soluções personalizadas se integram ao estilo de vida de uma pessoa e levam em consideração o gosto e as preferências culturais.

4# Confiança e rastreabilidade

Do solo à mesa, os consumidores querem saber de onde vem sua comida, quem a produziu e quais ingredientes estão incluídos. Eles querem saber sobre a produção do alimento e se as condições de deste processo foram humanas. Pesquisas mostraram que 42% dos consumidores globais se tornaram mais confiantes nas alegações ambientais feitas por produtos e marcas nos últimos dois anos.

Essa necessidade de transparência nasce não apenas das preocupações com a segurança alimentar, mas também do desejo de conexão com os alimentos e as comunidades que os cultivam ou os produzem. Os consumidores procuram empresas que consideram honestas e autênticas que utilizam tecnologias como códigos QR ou blockchain para permitir a rastreabilidade de produtos até a origem.

5# Produção ecologicamente correta

Globalmente, 49% dos consumidores afirmam ter mudado sua dieta nos últimos dois anos para levar um estilo de vida mais ecológico. Eles também exigem um padrão mais alto das empresas que compram em relação às suas práticas ambientais conscientes.

Os consumidores estão intensamente focados em reduzir o desperdício de alimentos e esperam o mesmo das marcas que apoiam. Eles também querem provas de reconstrução e restauração ambiental.

6# Impacto social

Usando suas vozes e poder de compra, os consumidores exigem que as empresas pratiquem um tratamento justo e humano às pessoas e animais envolvidos em todos os aspectos da produção. Quase 30% dos consumidores globais boicotaram À medida que os nativos da tecnologia Gen Z e Gen Alpha crescem, a aceitação do uso de avanços científicos nos alimentos continuaram a se tornar mais comum.um produto ou marca por causa de suas credenciais éticas. Além disso, 40% procuram marcas que garantam que os agricultores tenham sido tratados eticamente.

Garantir a subsistência dos trabalhadores e agricultores, empregar métodos de inclusão, diversidade e manter os produtos acessíveis ao usuário final, são essenciais para os consumidores modernos.

7# Criação moderna de animais de estimação

Para muitos, os animais de estimação são uma família, e suas necessidades nutricionais e emocionais são tratadas como iguais às de seus donos. Muitos donos buscam alimentos feitos com os mesmos ingredientes que os seus pets. À medida que os consumidores prestam mais atenção ao bem-estar de seus animais e 60% dos donos de gatos e cães estão sempre atentos aos ingredientes da marca.

A crescente personificação dos animais leva a uma abordagem holística dos cuidados com os animais de estimação, ou seja, considerando bem-estar mental, saúde intestinal, exercícios e dieta.

8# Comer experiencial

O último item das tendências globais, é o fato dos consumidores estarem se tornando mais aventureiros com seus alimentos, 74% expressar desejo de experimentar novos sabores e 63% relatam que gostam de ser experimentais ao cozinhar. Enquanto procuram perfis de sabores novos e interessantes, os consumidores também querem se envolver com marcas divertidas e divertidas como parte da experiência.

De acordo com Brad Schwan, vice-presidente de marketing da ADM: “Muitas vezes interconectados, esses temas-chave permeiam as escolhas, demandas e expectativas dos consumidores. O desejo por uma mente, corpo e alma saudáveis, assim como a comunidade global e o planeta, manifesta-se no consumo consciente proativo e decisivo. Além disso, os consumidores priorizam o que é mais essencial para eles, então eles querem que as marcas de nutrição façam o mesmo. Empresas que buscam evoluir agilmente estão prontas para o sucesso no próximo ano e além.”

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