Já falamos aqui no Vegan Business sobre diversos tipos de leite plant-based, como o de ervilha, aveia e arroz, por exemplo. Porém, você sabia que também é possível fazer leite de batata?
Uma empresa que está trabalhando com esse produto é a Veg of Lund, que lançou no mercado o leite de batata em três versões através da sua marca DUG. Os sabores disponíveis são: original, barista e sem adição de açúcar, o original e o sem adição de açúcar podem ser utilizados para preparar receitas ou para tomar puro, enquanto o barista foi elaborado para dar cremosidade em bebidas como o café e o chá. Todos os produtos não contêm lactose, soja, glúten, ou nozes, sendo adequados para pessoas alérgicas.
Para criar o leite, foi utilizada uma emulsão patenteada de batata e óleo de colza, desenvolvida pela professora Eva Tornberg, da Universidade de Lund, localizada na Suécia. Além disso, a empresa também apresenta alguns fatos interessantes sobre o alimento: ao contrário da crença popular, alguns tipos de batatas tem baixo índice glicêmico (exemplos: a asterix e a gala) e altas quantidades de antioxidantes. Entretanto, lembre-se de ter equilíbrio em suas refeições, afinal, isso é essencial para uma vida saudável.
A respeito da sustentabilidade, segundo o agrônomo Lars Elofson (founder da Swedish Potatoes), esse alimento tem um cultivo mais rápido do que a aveia, além disso, conforme a Water Footprint Network, as batatas requerem menos água do que as amêndoas. Para finalizar, a Carbon Cloud AB também afirma que mudar para uma opção de leite de batata reduz o impacto climático em cerca de 75%. O invólucro dos produtos também é produzido com a embalagem cartonada da Tetra Park, para atender aos princípios de sustentabilidade da marca e auxiliar na expressão gráfica.
O CEO da Veg of Lund, Thomas Olander, falou em um comunicado: “Trabalhamos intensamente para desenvolver o DUG® ao longo do ano, estou muito orgulhoso por termos chegado até aqui, apesar de alguns atrasos resultantes do COVID-19. Com nossa nova marca e um design de embalagem distinto, acredito que haja boas oportunidades para o leite de batata Veg of Lund se tornar uma bebida atraente para todos os consumidores que procuram uma alternativa saborosa e cremosa ao leite e aos leites vegetais existentes no mercado. O potencial do mercado é forte e crescente”.
Sobre a Veg of Lund e seu leite de batata
A Veg of Lund é uma empresa com origem na pesquisa científica de inovação de alimentos da Universidade de Lund. Seu primeiro produto foi o My Foodie®, que utiliza um método exclusivo e patenteado para transformar o óleo de colza e as batatas em bebidas 100% vegetais, em seu portfólio existem três sabores frutados.
Uma curiosidade é que o leite de batata da marca DUG concorreu no World Food Innovation Awards, na edição desse ano, tendo vencido na categoria “Melhor produto amigável a alergia”, e também recebeu um prêmio especial na categoria “Melhor Bebida Vegetal”.
Aproveite e leia também:
O leite vegetal NotMilk terá expansão nos EUA com o apoio de Jeff Bezos
Marca de leite vegetal pretende faturar R$ 1 milhão em 2021
*Imagem de capa: Divulgação Dug / via Green Queen
Compartilhe: