As bebidas de arroz são fontes de carboidratos, ricas em vitaminas do Complexo B e hipoalergênicas, além disso, apresentam inúmeras vantagens às pessoas que as acrescentam em sua alimentação diária. Para quem busca substituir o leite tradicional, a bebida se torna, também, uma opção que não apresenta gosto residual, proporcionando ao consumidor uma experiência ainda mais próxima ao leite de origem animal.

Essa opção enquadra-se em uma grande tendência do mercado consumidor para a atualidade e para o futuro próximo, em uma projeção que considera o período entre 2013 e 2023, um estudo divulgado pela Forbes e Persistence Market Research confirmou que o consumo de alternativas ao leite, que possuam base vegetal, deve crescer 108% até 2023, enquanto a ingestão de laticínios cairá 27%, com isso, torna-se essencial que o consumidor conheça os tipos de produtos à sua disposição.

As bebidas de arroz trazem inúmeros benefícios em sua composição, com a grande concentração do cereal, contribui consideravelmente para o metabolismo e para o sistema nervoso, podendo ser utilizada em dietas veganas e, por ser hipoalergênica, podem ser consumidas por intolerantes à lactose.

Além disso, o fato da bebida de arroz ser hipoalergênica torna-se um diferencial, o que não é garantido em outras bebidas vegetais, como as de castanha e amêndoas, por exemplo, que não podem ser consumidas por quem é intolerante às oleaginosas.

O gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral, disse: “O mais interessante é que a pessoa consegue substituir tranquilamente na alimentação diária, dá para trocar o leite normal pela bebida de arroz sem perceber muita diferença, porque quando misturada com outros alimentos, não deixa resíduos no sabor”.

Para àqueles que gostam de treinar pesado na academia, as bebidas vegetais de arroz também se tornam grandes aliadas da hipertrofia muscular, já que possuem uma grande quantidade de carboidratos, que proporcionam muita energia a quem as consome.

Bebidas de arroz da RisoVita
Imagens: Divulgação RisoVita

Jorge Amaral também complementou: “Como a bebida é produzida pela hidrólise do arroz, quem consome o líquido, percebe a leveza do produto no odor e sabor, o que faz um bem incrível, porque nesse caso, o arroz contribui para a sensação de bem-estar, por conta da existência concentrada de um aminoácido chamado triptofano, que auxilia na formação de serotonina, o hormônio da alegria”.

Por fim, as bebidas vegetais de arroz também fazem bem para o coração, por serem livres de gorduras saturadas, já que não possuem nenhum componente de origem animal.

Uma indicação de marca para comprar bebidas de arroz é a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos –, que utiliza o arroz para a produção de bebidas vegetais líquidas, nos sabores original, amêndoas, amendoim, castanha de caju, baunilha, coco e chocolate. A marca também possui bebidas em pó, nos sabores original, banana e maçã, chocolate e morango.

Sobre a RisoVita e as bebidas de arroz

A RisoVita é reconhecida nacionalmente pelo pioneirismo e tecnologia na fabricação de produtos à base de arroz. Por usar como matéria-prima um cereal hipoalergênico, é de fácil digestão e pode ser indicado para dietas com restrição ao glúten, ao leite e à soja e são adequados aos veganos. A linha conta com bebidas de arroz nas versões líquida e em pó, farinha de arroz, e mistura para pães e bolos.

Aproveite e leia também:

Leite vegetal: 34 marcas para você escolher

Venture Capital: a startup NotCo faz parte do portfólio da G2D



por Amanda Stucchi em 5 de julho