A operadora de restaurantes Fujiya, presente nas prefeituras de Tokushima e Kagawa, no Japão, lançou uma linha de carne plant-based chamada Nikugoe, feita de sorgo (takakibi), colhido em Tokushima.

A linha Nikugoe inclui opções como Hambúrguer Vegetal, Hambúrguer Super Queijo Vegetal, Hambúrguer Super Vegetal com Molho Demi-Glace, Hambúrguer Super Queijo Vegetal com Molho Demi-Glace e Gyoza Vegetal — todos certificados como veganos pela NPO Vege Project Japan.

A Fujiya afirma que suas alternativas de carne possuem uma textura e sabor mais próximos da carne animal em comparação ao tofu, com 65% menos sódio e 55% menos gordura que hambúrgueres de carne bovina tradicionais. “O Super Hambúrguer não é um substituto para a carne. É uma nova categoria alimentar que transcende a carne”, destaca a empresa em seu site.

Sorgo versus soja

A Fujiya opera cerca de 70 estabelecimentos, incluindo restaurantes de yakiniku (churrasco japonês) e locais especializados em gyoza. Após a pandemia, a empresa expandiu para a fabricação de gyoza e decidiu incluir um produto vegano sem soja para atender à crescente demanda.

Em parceria com seu fabricante OEM, a Fujiya realizou experimentos durante dois anos com diferentes ingredientes para criar uma alternativa de carne altamente nutritiva, sem o uso de soja, evitando assim seu gosto amargo, odor forte e textura áspera.

O foco foi o sorgo (takakibi), também conhecido como painço de carne, que tem sido cultivado na província de Tokushima há séculos como matéria-prima para bolos de arroz, devido ao seu potencial nutricional comparável ao da soja.

Potência nutricional

O takakibi, reconhecido como superalimento pela Japan Superfood Association, é considerado uma verdadeira potência nutricional. Ele oferece ácido fólico, vitamina D, ferro, potássio e magnésio, proporcionando os nutrientes recomendados para um dia inteiro, explica a Fujiya.

Após 2000 horas de testes, a fórmula final do produto inclui, além do sorgo, óleo de gergelim como fonte de ácidos graxos ômega-3, pó de cogumelo para vitamina D e potássio, e koji feito com arroz de Tokushima para fornecer fibras. Temperos, cebolas e leite de soja são usados para dar sabor e atuar como aglutinantes.

Expansão do sabor

Com o lançamento de seus primeiros produtos plant-based e gyoza vegano, a Fujiya planeja introduzir uma salsicha frankfurter vegana através do comércio eletrônico, além de uma linha de gyozas sem glúten.

Segundo o Nikkei, a empresa pretende expandir as vendas e oferecer opções de compras online para grandes varejistas, incluindo supermercados, com o objetivo de alcançar 100 milhões de ienes em vendas no primeiro ano.

Os planos de expansão da Fujiya incluem entrar no mercado norte-americano com a linha Nikugoe. Além disso, uma fábrica da Fujiya na cidade de Tokushima deverá receber certificação halal até o final do ano, possibilitando a exportação de produtos veganos para a Europa e o Oriente Médio.

“Como uma empresa de restaurantes com 55 anos de história, membros que são apaixonados pela busca do sabor se reuniram para dar um novo passo em direção a uma categoria alimentar que não é carne alternativa. Através deste ‘Super Hambúrguer’, nosso objetivo é trazer uma nova dinâmica ao mercado de carne alternativa, além da carne de soja”, explica a Fujiya em seu site.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Noruega recomenda dieta predominantemente vegetal nas novas diretrizes alimentares

UE aprova €700M de para fechamento de fazendas na Holanda

Estúdio de design transforma micélio e resíduos em objetos biodegradáveis

Por Vitor Di Renzo em 17 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores