O Magical Mushroom, startup britânica que produz embalagem de micélio, levantou £3 milhões em uma rodada seed, liderada por Ecovative Design (marca de materiais com alternativas sustentáveis), Dale Vince (empresário dono da empresa de energia verde Ecotricity), Robert Del Naja (ativista), Marcus Watson (co-fundador da Adoreum Partners), entre outros. 

A marca possui um contrato de licença exclusivo com a Ecoative Design para aplicar em embalagens do Reino Unido e União Europeia, pois realizaram uma parceria para fabricar os produtos, sendo que a mesma inventou e patenteou a tecnologia. 

O valor será utilizado na abertura da fábrica de produção de matéria-prima localizada em Nottinghamshire, condado da Inglaterra, que terá 10 mil pés quadrados (929 metros quadrados) criando até 15 empregos na região, além de ser aplicado nas fábricas de embalagem que existem no Reino Unido e Bulgária. 

A embalagem de micélio 

O invólucro produzido pela empresa utiliza o micélio (parte vegetativa de um fungo) e combina o mesmo com resíduos agrícolas, por exemplo, cânhamo, cortiça e serragem. 

“Isso oferece uma alternativa segura, sustentável e totalmente compostável em casa às espumas plásticas. Ideal para soluções de embalagem, horticultura e design de interiores”, escreveu a marca. 

O processo é o seguinte: 

  • O micélio é combinado com os subprodutos agrícolas. 
  • O micélio acaba unindo os resíduos agrícolas para que possam ser cozidos e transformados em embalagens protetoras. Vale destacar que o micélio possui quitina, considerada uma cola natural que é resistente à água e também retarda as chamas. Interessante, não é? 
  • Após seis dias de crescimento e secagem em uma estufa, o produto está pronto para ser utilizado. 

Para desenvolver a embalagem, não são necessários produtos químicos e a decomposição ocorre de forma natural em 45 dias. 

Sobre o Magical Mushroom

A empresa foi fundada por Paul Gilligan, Emma Brogi e Ollie Boyd, no ano de 2019. 

“A necessidade de reduzir o uso de plástico e avançar para a neutralidade de carbono é compreendida e as empresas responsáveis ​​em todo o mundo estão ansiosas para fazer sua parte. Não apenas porque é a coisa certa a fazer, mas porque também faz sentido financeiro. Uma coisa é oferecer uma possível alternativa ao plástico à base de polímero. Outra é entregá-lo em escala sem afetar o resultado final”, adicionou a empresa. 

Os produtos tem variadas aplicações, incluindo aqui embalagens de presentes, artigos de luxo, horticultura e design de interiores. Todas são veganas, livres de crueldade, biodegradáveis e naturalmente resistente a água. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Mercado de cogumelos atingirá US$ 86,5 bilhões até 2027

5 mercados que utilizam o cogumelo como matéria-prima

Couro de micélio é uma alternativa sustentável para o mundo da moda

*Imagem de capa: Reprodução Magical Mushrooms / via site

Por Amanda Stucchi em 29 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores