Qualidade da Dieta e Risco de Câncer de Mama

Evidências sugerem que nossas escolhas alimentares podem afetar o risco de desenvolver câncer, porém, identificar quais alimentos ou padrões alimentares são mais eficazes na redução desse risco nem sempre é simples. De acordo com um estudo recente, a qualidade geral da dieta de uma pessoa desempenha um papel fundamental nesse contexto.

Dieta à Base de Plantas: O Impacto na Prevenção do Câncer de Mama

Um estudo recente destaca a influência da qualidade da dieta na prevenção do câncer de mama. Os pesquisadores descobriram que uma dieta saudável à base de vegetais está associada a um risco 14% menor de câncer de mama, enquanto uma dieta não saudável à base de vegetais está associada a um risco 20% maior. Os resultados baseiam-se em dados de mais de 65.000 mulheres na pós-menopausa que foram acompanhadas por mais de duas décadas. Essas descobertas se aplicaram a todos os subtipos de câncer de mama.

A Importância da Escolha de Alimentos de Qualidade

Sanam Shah, doutorando no Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde Populacional na Universidade Paris-Saclay, Inserm, Gustave Roussy, França, e autor principal do estudo, destacou a importância de aumentar o consumo de alimentos vegetais saudáveis e reduzir o consumo de alimentos menos saudáveis de origem vegetal e animal para a prevenção de todos os tipos de câncer de mama. Essa pesquisa foi apresentada no evento NUTRITION 2022 LIVE ONLINE, o principal encontro anual da Sociedade Americana de Nutrição realizado de 14 a 16 de junho de 2023.

Qualidade dos Alimentos Vegetais

Diferentemente de estudos anteriores sobre riscos de câncer relacionados a diversos padrões alimentares, este estudo se concentrou na qualidade dos alimentos vegetais. Os pesquisadores distinguiram entre alimentos vegetais considerados menos saudáveis, como sucos de frutas, grãos refinados, batatas, bebidas açucaradas e sobremesas, e alimentos saudáveis à base de plantas, como grãos integrais, frutas, vegetais, nozes, legumes, óleos vegetais e chá ou café.

Análise Abrangente da Ingestão de Alimentos

Segundo Shah, o diferencial deste estudo é a avaliação dos efeitos da qualidade dos alimentos vegetais, um aspecto anteriormente não explorado em estudos sobre padrões alimentares. Eles classificaram a ingestão de alimentos em três categorias: alimentos saudáveis, alimentos não saudáveis e alimentos de origem animal. Os dados foram coletados de 65.574 mulheres pós-menopáusicas na França que responderam a questionários sobre consumo alimentar em 1993 e 2005, sendo acompanhadas por uma média de 21 anos. Durante o estudo, 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama.

Uma Abordagem à Base de Plantas

É importante observar que uma dieta baseada em vegetais, como destacado no estudo, não equivale necessariamente a uma dieta vegana ou vegetariana, mas enfatiza a preferência por alimentos à base de plantas em detrimento dos alimentos de origem animal.

Considerações Adicionais e Necessidade de Pesquisas Futuras

Embora as conclusões sugiram que a escolha de alimentos saudáveis à base de plantas pode ser benéfica na prevenção do câncer, o estudo aponta a necessidade de mais pesquisas para avaliar as conexões entre a dieta e o risco de câncer de mama em diversas populações e para determinar possíveis relações de causalidade.

Imagem de capa: Unsplash

Leia também:

Cientistas de Harvard associam consumo de carne vermelha ao maior risco de diabetes

Dieta plant-based pode prevenir doença de Parkinson

Por Nadia Gonçalves em 27 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores