Para comemorar o Janeiro Vegano, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Tatuapé realizam feiras simultaneamente
Com estandes que vão de alimentação a produtos de vestuário, as feiras veganas são oportunidades de conhecer novos produtos e receitas sem insumos de origem animal. Este ano, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Tatuapé escolheram o dia 14 de janeiro, domingo, para realizar feiras simultaneamente para comemorar o Janeiro Vegano. “Montar esse circuito nacional de feiras ajuda a quem se inscreveu no Janeiro Vegano para mostrar todas as possibilidades de um estilo de vida vegano”, disse a diretora da Veganuary Brasil, Fernanda Morena. O Veganuary, Janeiro Vegano, fornece todas as informações e suporte prático para tornar a transição para o veganismo o mais fácil e agradável possível ao longo do mês de janeiro, com uma jornada de conteúdos que incluem dicas, livro de receitas, guia de restaurantes, entre outros materiais.
Segundo Taís Pereira, organizadora da Feira Vegana de Porto Alegre, a feira gaúcha tem evoluído nos últimos dez anos. “A pandemia foi um grande golpe para todos que trabalham com eventos, mas conseguimos nos reerguer e noto um crescente neste último semestre. Mais empresas surgindo e público crescendo novamente”, avalia Taís. O convite para participar do circuito, acrescenta, foi uma grata surpresa. “Coincidiu com uma época em que as feiras são mais movimentadas e espero que com a parceria com o Veganuary pessoas que ainda não conhecem a feira venham prestigiar o evento e assim conhecer os produtos que temos a oferecer”. Além dos produtos, essa edição especial da feira terá palestra com nutricionista, curso de receitas crudívoras e uma banca somente com material de ativismo local e uma feira de adoção de animais. A feira contará com a participação de três ONGs, que mantém atualmente cerca de 420 animais entre cães, gatos e cavalos.
Ana Paula da Paixão Almeida, organizadora da feira em Salvador, está empolgada em fazer parte do circuito nacional. “Ganhamos força quando nos unimos”, disse. Confirmada para os dias 13 e 14 de janeiro, a feira soteropolitana vem crescendo bastante desde a primeira edição em 2017. “Como estamos realizando a feira em um parque aberto, atingimos muitas pessoas não veganas e a experiência é incrível”, conta.
Em Belo Horizonte, o Paraíso Veg é um festival vegano, gratuito e itinerante que foi idealizado para unir uma feira vegana à uma programação cultural diversificada, que inclui atrações artísticas, atividades educativas, adoção de animais, ativismo e muito mais. “O evento completa 5 anos em junho de 2024 com mais de 50 edições, 119 adoções de cães e gatos, 68 shows de ao vivo e 55 atividades gratuitas realizadas (como rodas de conversa, oficinas de gastronomia e yoga)”, conta Rodrigo Oliveira, organizador do evento. Para ele, participar de uma campanha nacional favorece que mais pessoas possam descobrir o Paraíso Veg e estimula a busca pelo turismo gastronômico em uma cidade que já uma culinária famosa internacionalmente.
Gabriela Lima de Oliveira realiza a Feira Vegana de Taubaté desde 2019. Para ela, ter um circuito nacional de feiras é uma inciativa importante para unir as feiras veganas que já acontecem pelo Brasil. “Dessa união podemos colher frutos positivos como fortalecimento desses eventos e divulgação em nível nacional, e principalmente difundir o veganismo apresentando para ainda mais pessoas locais onde ela possa ser acolhida e vivenciar o veganismo na prática”, disse. Ela conta ainda que a interação com essa edição Gato Preto da Feira Vegana Taubaté está sendo maior do que todas já realizadas.
Sobre o Janeiro Vegano
O Veganuary, Janeiro Vegano, fornece todas as informações e suporte prático para tornar a transição para o veganismo o mais fácil e agradável possível ao longo de um mês. Embora seja possível experimentar o veganismo em qualquer época do ano, a ONG incentiva os seus participantes a fazê-lo durante o mês de janeiro, onde se concentra a sua campanha principal. Os participantes podem registar-se em veganuary.com/queroexperimentar de forma totalmente gratuita e são depois apoiados através de uma série de e-mails – um diário durante todo o mês de janeiro – com diversos conteúdos, informações e receitas para implementar esta mudança alimentar.
Além dos e-mails, os participantes recebem um livro digital de receitas de celebridades, que este ano destaca receitas de celebridades importantes como Xuxa e Hana Khalil, além da atriz de The Last of Us, Bella Ramsey; um guia de primeiros passos e planos de refeições inovadores para tornar esse processo simples e fácil de navegar.
Desde que a Veganuary lançou o seu primeiro desafio, há 10 anos, no Reino Unido – em janeiro de 2014 – milhões de pessoas, de quase todos os países do mundo, participaram oficialmente. A Veganuary agora possui centros de campanha na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Chile, Argentina, Índia, Espanha e Reino Unido. Tornou-se verdadeiramente um fenômeno global.
A cada um milhão de participantes que adotam uma alimentação vegetal durante um mês, poupam-se 6,2 milhões de litros de água, salvam-se 3,4 milhões de animais e poupam-se mais de 103 mil toneladas de CO2 equivalente a uma viagem de avião de Santiago do Chile ao Rio de Janeiro no Brasil.
Serviço
Endereços e horário das feiras:
Porto Alegre – 14/01 das 19h às 22h – Rua General Lima e Silva, 818 – Cidade Baixa.
Salvador – 13 e 14/1 das 9h às 17h – Parque da Cidade (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara)
Belo Horizonte – 14/1 das 11h às 18h – Rua Mucuri, 325 – Bairro Floresta.
Tatuapé – 14/01 – 12h às 19h – Dino Bueno, 65
Texto e imagens: Veganuary – Divulgação
Leia também:
Brasil cresce em opções veganas, segundo dados de Veganuary e HappyCow
Veganuary: janeiro o mês da revolução dos vegetais