América Latina é uma das regiões com maior participação em Veganuary, que chegou oficialmente à Argentina e ao Brasil em 1º de dezembro.
Veganuary, a organização sem fins lucrativos que promove o veganismo ao redor do mundo já ultrapassou em mais de 60 mil pessoas a sua meta global de 500.000 inscritos para janeiro deste ano. A meta foi alcançada com apenas 34 dias de campanha, no último dia 4, e o número atual representa um aumento de 40% em relação à edição do ano passado, que contabilizou o total de 400 mil participantes.
Embaixadores e apoiadores
Sucesso consolidado no Reino Unido, Estados Unidos, Chile e Alemanha, este ano o movimento chegou oficialmente à Argentina e ao Brasil, onde o lançamento foi realizado por Xuxa (assista o filme aqui) e conta com mais três Embaixadores: os atores Emiliano D’Avila e Natalia Rosa, e o empresário e investidor anjo vegano, Crica Wolthers.
Um dos pilares da ONG é trabalhar com empresas e marcas, que são encorajadas a apoiar Veganuary por meio do lançamento de produtos alimentícios e cardápios, serviços e outros produtos veganos, no mês de janeiro. Em 2020, mais de 1.200 novos itens chegaram ao mercado e mais de 600 empresas promoveram Veganuary entre os seus funcionários e colaboradores nos países onde a ONG já atuava.
Este ano, a marca de queijos vegetais Violife, de origem grega, integra a primeira lista de patrocinadores oficiais de Veganuary no Reino Unido e Estados Unidos, junto a outras empresas, e também está apoiando a jornada Veganuary aqui no Brasil. Os queijos da marca são à base de óleo de coco e isentos de leite, conservantes, caseína, glúten, nozes e soja.
Outros apoiadores de Veganuary (‘vegan in january’) no Brasil são:
• Aveda, empresa global de produtos botânicos de cuidados com a beleza e os cabelos, que a partir deste janeiro passa a ser 100% vegana, depois de ter removido definitivamente de suas formulações os únicos ingredientes de origem animal que ainda utilizava: mel e cera de abelha. A marca americana, fundada em 1978 sob os conceitos da ayurveda, nunca testou em animais.
• Veganway, primeira marca 100% vegana de suplementos nutricionais brasileira, e a plataforma de beleza Slow Market, também se uniram a Veganuary, promovendo a jornada de 31 dias aos seus consumidores e seguidores.
“Para 2022, a ideia é ampliar o número de empresas e marcas apoiando Veganuary com o lançamento de centenas de novas opções de cardápios, produtos alimentícios e outros itens que criem o ‘efeito Veganuary’ no país, espalhando ainda mais o veganismo, tornando-o mais acessível e desejável, para que cada dia mais pessoas possam fazer opções positivas para sua saúde, os animais e o Planeta”, afirma Andréa Costa, gerente de campanha no país.
Veganuary no Brasil
De acordo com pesquisa do Ibope de 2018, o número de vegetarianos e veganos autodeclarados quase dobrou em um período de seis anos no Brasil, chegando a 30 milhões de pessoas (14% dos brasileiros) – o que vem alavancando as oportunidades de negócios à base de plantas no país.
No Brasil as inscrições podem ser feitas no site: www.veganuary.com/pt-br/inscreva-se
Ao se inscrever na jornada grátis de 31 dias, participantes têm acesso a e-mails diários e conteúdos em português, desenvolvidos especialmente para o público brasileiro. Os inscritos recebem um ebook exclusivo com receitas veganas de celebridades internacionais, dicas diárias de receitas, informações básicas sobre nutrição, dicas de filmes e documentários, dados sobre o impacto da indústria animal no planeta e, claro, fatos para deixar os animais fora do prato, preservando-os do sofrimento, exploração e morte.
Veganuary: te convidamos a experimentar o veganismo
Vegano e plant based: qual a diferença?
Compartilhe: