Há sempre um sentimento de satisfação ao ver um local limpo. Apesar da limpeza ser algo essencial para nosso bem-estar, você já se perguntou como pode ser mais sustentável ao limpar a casa? A sustentabilidade permeia diversas esferas da nossa vida: turismo, deslocamento no dia a dia, alimentação, entre vários outros aspectos. 

Dicas para ser mais sustentável ao limpar a casa 

Aqui daremos algumas sugestões práticas para você adotar a limpeza sustentável no seu dia a dia. 

Não gaste tanta água 

Como sabemos, a água é um recurso que deve ser utilizado de forma responsável, já que se utilizarmos de forma exagerada esse bem, no futuro o líquido poderá se tornar indisponível e encarecer. Algumas das ações são: 

  • Abrir a torneira da pia somente para enxaguar a louça, não deixando aberta enquanto está ensaboando. 
  • Quando precisar lavar algo, dar preferência para os baldes, pois é possível medir a quantidade utilizada. 
  • Caso precise limpar uma superfície com água, perceba se é possível utilizar um pano umedecido e dê preferência para essa opção. 
  • Evite esquecer a água aberta. 

Economize a energia 

Muita da produção energética do Brasil vem das hidrelétricas, porém, conforme um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan (EUA), os impactos ambientais das hidrelétricas são o desmatamento, perda de biodiversidade, bem como prejuízos econômicos para pessoas que devem se deslocar devido à construção da instalação. 

Dessa forma, mesmo que a energia hidrelétrica seja considerada renovável, também é importante cuidar desse recurso. Pensando nisso, existem algumas sugestões: 

  • Quando possível, opte por varrer a casa e não passar o aspirador de pó. 
  • Seque as roupas no varal quando o tempo estiver bom. 
  • Lave as roupa em quantidade na máquina de lavar. 
  • Da mesma forma, junte uma quantidade de roupas para o ferro de passar. O aparelho elétrico consome mais energia na hora de esquentar.

Evite o uso de plásticos 

O plástico demora praticamente 450 anos para se decompor, dessa forma, é importante pensar nessa questão. 

Perceba essa necessidade em todas as etapas de limpeza: vai ao supermercado? Qual é o produto que tem a opção de refil? Pode usar um papel de cozinha para limpar em vez de uma esponja de plástico? Dá para reutilizar a embalagem? 

Você também pode buscar maneiras de reciclar o lixo, encontrando postos de coleta em sua região. 

Utilize produtos químicos sustentáveis 

Aqui no Vegan Business já falamos sobre marcas que possuem produtos veganos, preocupadas com bem-estar animal e a sustentabilidade. 

Uma maneira de buscar produtos sustentáveis é observar suas fórmulas. Por exemplo, geralmente aqueles produtos feitos com fosfatos ou aromas diferentes podem causar poluição na água. Logo, se puder escolher, priorize as fórmulas consideradas mais naturais. 

Ademais, também busque as fórmulas concentradas, pois isso significa que há menos uso de plástico e água. 

Métodos alternativos de limpeza 

Outro modo de ser mais sustentável ao limpar a casa é buscar métodos alternativos de limpeza. Por exemplo, uma ideia é utilizar o vinagre, misturado com água em partes iguais, já que é um desinfetante natural que pode ser utilizado para limpar diversas superfícies. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Moda sustentável: um mundo fashion importante para o planeta

Empresas nacionais que transformam o plástico dos oceanos

95 dicas para ser mais sustentável

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 12 de maio