O rapper Robert Diggs, conhecido pela sigla RZA, é integrante do grupo de hip-hop Wu-Tang Clan e fez uma parceria com a marca de queijos veganos premiada Violife, com o objetivo de lançar um programa de subsídio aos restaurantes de proprietários negros, chamado Plant Grands. Esse programa foi criado para oferecer auxílio financeiro aos negócios que foram impactados negativamente pela pandemia do coronavírus. 

O investimento disponível é de US$ 20 mil para cada restaurante (sendo cinco subsídios oferecidos). Além desse valor, os beneficiários também irão receber um treinamento de dois chefs de cozinha, a Laricia Chandler Baker e o Lemel Durrah, que abordarão as receitas plant-based, explorando as maneiras de utilizar esses ingredientes, e oferecerão insights sobre marketing, objetivos de crescimento de negócios e o envolvimento da comunidade. 

É importante ressaltar que esse programa está disponível somente para quem reside no território continental dos Estados Unidos e demonstre saúde financeira. Ou seja, restaurantes que utilizarão o valor “apenas para garantir que o restaurante possa permanecer aberto”, estão inelegíveis, conforme alguns dos critérios do programa. Os subsídios poderão ser utilizados desse modo: até 10% para as despesas e operações gerais (como salários, por exemplo), desenvolver e implementar pratos plant-based no cardápio e ter um maior envolvimento com a comunidade. 

O prazo de inscrição para o programa terminará no dia 31 de julho, e os critérios de aplicação englobam: ter menos de 50 funcionários (em média), ser de propriedade de pessoas negras (pelo menos 51%), estar aberto e operacional, demonstrar compromisso com a alimentação plant-based e retribuir para a comunidade. 

Rapper RZA apoia o programa de subsídios para restaurantes com proprietários negros
Imagem do Rapper RZA: Crédito ao fotógrafo Gage Skidmore via Flickr /  CC BY-SA 2.0

Sobre o programa Plant Grand, Robert Diggs falou ao Plant Based News: “Estou orgulhoso de apoiar o Plant Grants para continuar este movimento, e tornar a alimentação à base de plantas mais facilmente disponível nos restaurantes de propriedade de negros que estão no coração das comunidades”. 

Bernice Chao, a gerente de marca sênior da Upfield (empresa dona da marca Violife), disse ao PR Newswire: “Estamos entusiasmados com a parceria com o RZA para aumentar a conscientização sobre os benefícios da alimentação à base de plantas e trazer awareness para o programa Plant Grants”. O diretor de marketing da Upfield, na América do Norte, Brian Orlando, também deu uma declaração ao veículo sobre o programa de subsídio: “Podemos […] ajudá-los a desenvolver novos itens no menu com ingredientes à base de plantas e criar pratos e receitas, para que mais pessoas optem por comer alimentos à base de plantas porque são deliciosos e melhores para você e para o planeta”.

O anúncio dos selecionados será feito em setembro, e uma das obrigações dos vencedores será dedicar recursos para criar três novos pratos plant-based para seus menus, com preços acessíveis e que reflitam os gostos da comunidade, deixando disponível no cardápio por no mínimo seis meses.

Aproveite e leia também: 

Programa de aceleração na África e investimentos veganos da ProVeg

6 Scale-Ups selecionadas pela Endeavor Consumer Goods

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 13 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores