A Oatly, empresa de alimentos plant-based, lançou um movimento global de agricultura regenerativa. O principal objetivo é trabalhar com os agricultores para reduzir drasticamente a pegada climática.
Agricultura regenerativa
O FARM (Future Agriculture Renovation Movement) tem como objetivo restaurar o carbono, melhorar a biodiversidade e apoiar a viabilidade agrícola. O movimento está testando modelos de agricultura regenerativa em pilotos no Canadá, Suécia, Estados Unidos, Finlândia e no Reino Unido, e pretende expandir globalmente se os resultados forem positivos.
Anteriormente, em 2022, cerca de 22 produtores de milho e soja participaram do projeto piloto, acrescentando aveia como terceira safra em sua rotação. A Oatly diz que consulta os agricultores para descobrir o que funciona e oferece investimento financeiro para aqueles que participam.
De acordo com Ben Dwire, um agricultor de terceira geração em Arco, Minnesota “Toda a ideia de plantar trevo e outras culturas de cobertura meio que se perdeu através das gerações. Na verdade, essas são todas as coisas que meu avô e meu bisavô fizeram, então é legal que o velho tenha se tornado novo novamente”.
Saúde do ecossistema
Até 2029, Oatly espera que a F.A.R.M permita que a empresa:
- Obtenha 100% dos ingredientes estratégicos globais (aveia, canola, cacau, café, coco, açúcar e baunilha) da produção agrícola sustentável.
- Reduza a pegada climática de suas bebidas de aveia em pelo menos 70% por litro.
- Melhore a saúde do ecossistema, melhore os meios de subsistência dos agricultores e contribua para soluções climáticas.
Segundo a Oatly, o projeto é sobre agricultura regenerativa e não sustentável. Ou seja, o foco está na melhoria da qualidade da água e no sequestro de carbono e em plantas perenes. Além disso, o movimento permitirá que os agricultores testem e desenvolvam práticas sustentáveis, ao mesmo tempo que constroem segurança para as famílias dos agricultores.
Durante a COP27, a marca solicitou uma transformação urgente do sistema alimentar, destacando a importância do sistema alimentar nas emissões de gases de efeito estufa. O lançamento da F.A.R.M ocorre em um momento em que a Oatly relatou um crescimento robusto da receita global no primeiro trimestre, com as receitas totais chegando a US$ 29,5 milhões.
De acordo com Julie Kunen, diretora de sustentabilidade da Oatly North America: “Estamos passando de um conceito de sustentabilidade de soma zero para o conceito de agricultura regenerativa, que a reconstrói melhor. Melhore a saúde do solo, melhore a agricultura, melhore os meios de subsistência dos agricultores”.
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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Oatly