Se você deseja aprimorar sua compreensão sobre nutrição vegana e sobre o poder dos alimentos de origem vegetal para prevenir, tratar e reverter doenças e outras condições de saúde, acima de tudo, estudar sobre o assunto pode ser uma excelente ideia.

Uma dieta vegana equilibrada e bem planejada atenderá com sucesso os requisitos nutricionais de quase qualquer pessoa, em praticamente qualquer faixa etária.

Existem muitos conceitos equivocados sobre nutrição vegana, mas a verdade é que uma dieta vegana saudável pode fornecer toda a energia necessária. Nesse sentido, algumas das perguntas mais comuns sobre o veganismo estão relacionadas à nutrição:

“Onde os veganos conseguem proteína?”

“Como os veganos conseguem B12?”

“Onde os veganos conseguem cálcio se não bebem leite?”

Provavelmente você já saiba que uma dieta saudável, cheia de frutas, legumes, verduras, nozes, sementes e carboidratos complexos pode ser tudo de que um vegano precisa para satisfazer suas necessidades nutricionais.

Aqui apresentamos uma lista de quatro livros de nutrição vegana altamente recomendados. Se você é iniciante ou deseja realmente aprender mais sobre os benefícios da alimentação baseada em vegetais, a sugestão e que comece por um desses livros.

Por que se aprofundar em nutrição vegana

As dietas à base de plantas estão se tornando cada vez mais populares. Grande parte dessa popularidade se deve a pesquisas que mostraram os vários benefícios à saúde relacionados à nutrição vegana, incluindo o potencial de prevenir e reverter certas doenças.

Os livros sobre nutrição vegana disponíveis nesta lista fornecem informações nutricionais e diretrizes sobre como viver uma vida saudável com uma dieta à base de plantas. Além disso, tem opções de receitas para quem gosta de se aventurar na criação de pratos saudáveis e saborosos.

Comer Para não Morrer: Conheça o poder dos alimentos capazes de prevenir e até reverter doenças

Esse é definitivamente um dos livros mais populares sobre as vantagens da nutrição vegana. O autor, Michael Greger, é um médico com amplo conhecimento em saúde e nutrição. Comer para não morrer tem a capacidade de abrir os olhos para as maneiras pelas quais os alimentos afetam nossa saúde física, com ele, você poderá aprender a nutrir seu corpo de uma maneira que possa reverter certas doenças.

Este livro de dieta baseada em vegetais não é um livro de receitas, mas o Dr. Greger inclui seu “Daily Dozen”, que são 12 alimentos que ele recomenda que comamos todos os dias.

Nutrição-vegana-comer-para-não-morrer

Compre aqui.

Alimentação sem carne: Um guia prático para montar a sua dieta vegetariana com saúde

O livro do renomado médico vegetariano Eric Slywitch é extremamente didático e prático para quem quer aprender a fazer as substituições adequadas com a nutrição vegana. Ele vai além do trivial e ensina os cuidados necessários ao aderir a uma alimentação à base de plantas.

Você se sentirá num bate-papo com o autor, e ele te dirá a importância de nutrientes, como ferro, zinco, cálcio, ômega-3, vitamina D e a tão comentada B12. Além disso, esclarecerá mitos sobre a proteína da carne. Como se não bastasse, o livro traz valiosas explicações sobre como todos esses nutrientes agem no organismo e quais os efeitos do excesso e da falta de cada um deles.

Nutrição-vegana-alimentação-sem-carne

Compre aqui.

Cozinha vegana para o dia a dia

Aqui temos um livro completo, com mais de 100 receitas extremamente práticas e saborosas que garantem agradar aos paladares mais exigentes. Tudo sem carne, ovos ou laticínios. Enquanto se preocupa com o sabor dos pratos, a autora, Gabriela Oliveira, também pensa em fazer as combinações pensando nos benefícios da nutrição vegana.

Desde ideias para um jantar até aquelas dedicadas a um lanche descontraído, as receitas de tortas, pizas hambúrgueres, pães e molhos não irão decepcionar. E não para por aí, a autora também indica o valor nutricional dos pratos e explica como montar refeições completas e nutritivas.

Cozinha-vegana-para-o-dia-a-dia

Recomendamos a versão impressa. Compre aqui.

Zonas azuis: A solução para comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta

Este é um livro bem interessante. A princípio, a ideia é provocar o leitor a pensar, e o livro mostra que a nutrição vegana vai muito além de simples receitas. Portanto, se você gosta de se compreender aspectos relacionados ao assunto, essa é uma boa pedida.

O autor, Dan Buettner, traz um olhar sobre as chamadas “Zonas Azuis”, que são as regiões localizados em diferentes partes do planeta onde a população tem a maior longevidade, a menor taxa de doenças e a melhor qualidade de vida e bem-estar, quando comparada com outros povos de outras regiões do planeta.

Por fim, a abordagem gira em torno dos segredos desses povos, e traz uma luz para a incorporação de dietas e hábitos visando a longevidade. Tudo isso, tem como base as reportagens e as pesquisas de especialistas da National Geographic Society, e traz os pontos-chave para uma vida com mais saúde, felicidade e serenidade.

Nutrição-vegana-zonas-azuis

Compre aqui.

Quer saber mais sobre saúde e veganismo? Leia também sobre o veganismo e a prevenção de novas pandemias.



por Nadia Ferreira Gonçalves em 10 de julho