A Impossible Foods lançou nuggets com formato de animais em extinção! O produto, chamado Wild Nuggies, é feito à base de soja e possui representações de várias espécies que estão ameaçadas de extinção, como as tartaruga-das-galápagos, ursos polares, baleias-francas e os rinocerontes-negros. 

Aqui vale mencionar que os nuggets utilizam 49% menos de terra, 44% menos água e produzem 36% menos gases de efeito estufa comparado ao alimento de origem animal, conforme a Avaliação do Ciclo de Vida. Quanto às propriedades nutricionais, não possui colesterol, tem 10 gramas de proteína e utiliza 40% menos de gordura saturada do que os principais nuggets de frango tradicionais. 

Laura Kilman, Diretora de Desenvolvimento de Novos Produtos da Impossible Foods, explicou em uma comunicação que o objetivo da empresa é iniciar uma conversa na mesa de jantar sobre como as escolhas alimentares afetam o planeta e como comer à base de plantas é a melhor maneira das crianças ajudarem a combater a ameaça urgente das mudanças climáticas e da perda da natureza.

Paralelamente ao lançamento dos nuggets, a empresa também está estreando o hambúrguer Impossible Saussage  (de “carne” de porco) que será comercializado nas versões picante e salgado. 

A marca destacou que esse produto tem entre 35-25% a menos de calorias e 40-50% a menos de gordura saturada dos que os hambúrgueres de carne de porco tradicionais. Ainda, é informado que utiliza 79% menos de água, produz 71% menos de emissões de gases de efeito estufa e usa 41% menos de terra. 

Os nuggets  e o hambúrguer serão lançados nos seguintes varejistas: Albertsons, Safeway, Shaw’s, Walmart e depois na Giant Martin’s, Sprouts e em locais selecionados da Target. 

Nuggets com formato de animais em extinção 

Quer saber mais sobre as espécies representadas nos nuggets?

  • Tartarugas-das-galápagos: essa é a maior espécie de tartaruga terrestre, original do arquipélago de Galápagos, o animal foi caçado intensamente para servir de alimento. 
  • Ursos polares: encontrado no círculo polar ártico, é afetado principalmente pelas mudanças climáticas. Conforme um estudo da revista científica Nature Climate Change, poderá estar extinto até 2100. 
  • Baleias-francas: as espécies baleias-francas-do-pacífico e baleias-francas-do-atlântico norte são as mais ameaçadas das grandes baleias.  
  • Rinocerontes-negros: a espécie está criticamente em perigo, sendo que a caça ilegal e o tráfico de seus chifres continuam a ameaçá-la. 

Sobre a Impossible Foods 

Vamos falar mais sobre a Impossible Foods! 

A empresa foi fundada por Patrick Brown e Monte Casino. Atualmente, a marca possui análogos ao hambúrguer, nuggets, almôndegas, carnes de porco, entre outros. 

No final do ano passado, captou US$ 500 milhões em uma rodada de investimento, liderada por Mirae Asset Global Investments, contando com a participação de outros investidores. Na época, a marca afirmou que utilizaria esse valor para ter um crescimento contínuo no varejo (em toda a cadeia de suprimentos da empresa), no seu portfólio de produtos, plataforma de tecnologia e até para expansão internacional. 

Patrick Brown (CEO), também disse a repórter Chloe Sorvino da Forbes que é inevitável a empresa ir a público, apesar de ainda não terem uma data definida. Portanto, podemos esperar por novidades! 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Geração Z e as ações da Impossible Foods focadas nesse público

Data comemorativa: 7 marcas veganas para as crianças

Como ensinar sobre sustentabilidade para as crianças?

*Imagem de capa: Divulgação Impossible Foods / via Vegconomist

Por Amanda Stucchi em 3 de março