A Nissin Food Holdings Co. anunciou o lançamento de uma versão realista de enguia à base de plantas. Essa novidade acontece devido ao Dia do Boi deste ano, no dia 30 de julho, quando muitos apreciam essa iguaria.

Enguia à base de plantas

De acordo com a Nissin, sua nova enguia vegetal é uma verdadeira obra-prima, recriando com maestria o sabor, a textura e a aparência autônoma da enguia grelhada kabayaki. Utilizando proteína de soja e outros ingredientes de origem vegetal, o produto foi cuidadosamente desenvolvido em três camadas para proporcionar uma experiência sensorial única, reproduzindo a delicada textura da carne branca da enguia e a suculenta camada de gordura entre a carne e a pele.

Para criar o produto, a empresa desenvolveu um processo exclusivo, onde os ingredientes são cozidos no vapor, revestidos com molho, assados, e depois grelhados.

A nova enguia estará disponível como um conjunto, acompanhada de molho e pimenta japonesa “sansho”, pelo preço de 1.620 ienes. Dessa forma, a empresa disponibilizará 1.000 conjuntos através de sua loja online a partir do meio-dia do dia 18 de julho.

Delicadeza em risco de extinção

A Nissin destaca que a enguia japonesa está se tornando uma espécie ameaçada devido à redução de estoques, bem como à pesca excessiva. Além disso, o cultivo de enguias a partir de ovos ainda não se mostrou viável comercialmente e, se medidas adicionais não forem tomadas, o país corre o risco de perder o consumo de enguia como parte de sua cultura alimentar, alerta a empresa. Na Cúpula de Nutrição de Tóquio em 2021, a Nissin assumiu o compromisso de promover a “nutrição aprimorada” e “sistemas alimentares sustentáveis”.

Base vegetal no Japão

Pesquisas indicam que alimentos à base de plantas estão se tornando populares no Japão, graças à aceitação do país em relação a produtos sem carne.

No setor varejista, a Next Meats, relatou vendas expressivas de bifes e costelas à base de plantas, enquanto a Japan Airlines agora oferece envoltórios de atum sem peixe feitos com BettaF!sh em voos selecionados. Em janeiro, a Roquette, estabeleceu parceria com a marca japonesa de carne à base de plantas, Daiz, para produzir “Miracle Meat” à base de ervilha.

De acordo com um relatório da GlobalData de 2022, o mercado japonês de alternativas de carne está crescendo a um CAGR de 5% e atingirá US$ 373,5 milhões até 2026.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Nissin

Por Ana Cristina Gomes em 13 de julho
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