O mercado de ágar-ágar atingirá US$ 459,41 milhões até o ano de 2028, conforme estudo da The Insight Partners. O alimento pode ser utilizado como substituto de gelatina, sendo derivado de algas marinhas vermelhas, além de auxiliar a prolongar a vida útil de produtos de panificação. 

Alguns dos fatores que impulsionam esse mercado são: crescimento do veganismo, demanda por alimentos e bebidas convenientes, bem como o crescimento da busca pelo produto como agente gelificante e espessante por parte dos fabricantes de alimentos e bebidas. 

“A tendência do veganismo está crescendo rapidamente, especialmente na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. As pessoas preferem alimentos à base de plantas devido à crescente conscientização sobre proteção animal, sustentabilidade ambiental e maior apego aos animais”, escreveu a instituição no comunicado

Mais detalhes sobre o mercado de ágar-ágar 

A Ásia-Pacífico tem a maior participação no mercado de ágar-ágar, sendo que a região está projetada para crescer no CAGR mais rápido desse setor durante o período de previsão. 

O principal fator para isso é a produção significativa de algas marinhas em países como a Indonésia, Filipina, China e Japão, bem como a utilização desse elemento na culinária asiática. 

Outros detalhes sobre o mercado é que o alimento está dividido nos formatos em pó, flocos e fios. É informado que o segmento em pó tinha a maior participação nesse setor no ano de 2020, sendo que irá crescer no CAGR mais rápido durante o período da previsão. 

“O ágar-ágar em pó é fácil de usar. Pode ser usado em produtos de panificação sem glúten. Combina bem em diferentes formulações; assim, pode ser usado em aplicações farmacêuticas e nutracêuticas. O ágar em pó também é usado em aplicações laboratoriais para a produção de culturas bacterianas”, informou o relatório.

Considerando as possibilidades de aplicação do produto, o segmento farmacêutico e nutracêutico será o que mais crescerá. É possível utilizar o ágar-ágar no tratamento de disfunções do trato digestivo, bem como em medicamentos. 

Principais players do setor

O relatório apontou as seguintes empresas como alguns dos principais players do mercado: 

  • Agar Sari Jaya. 
  • Agar Swallow Indonesia.
  • Gino Biotech. 
  • Hugestone Enterprise Co., Ltd..
  • Justchem International Limited.
  • Meron.
  • PT Agarindo Bogatama.
  • PT Kappa Carrageenan Nusantara. 
  • PT Surya Indoalgas
  • Roland Foods, LLC.

“Esses players estão se concentrando no desenvolvimento de produtos inovadores para atender às mudanças nos requisitos dos consumidores. Além disso, eles estão focando na qualidade do produto para atender às preocupações de qualidade dos consumidores. Eles também estão fornecendo produtos certificados como kosher e halal para atender aos requisitos específicos de consumidores em potencial. Essas estratégias ajudam os principais players a aumentar suas receitas e manter sua participação de mercado”, apontou o relatório. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

5 alimentos que parecem veganos, mas podem não ser

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

7 curiosidades sobre o Vegan Business

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash 

Por Amanda Stucchi em 17 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores