A HealthTech BioActives (HTBA), empresa especializada na fabricação de flavonoides cítricos e formas ativas de vitamina B12, concluiu um projeto de modernização de seu centro de pesquisa, desenvolvimento e produção em Murcia, na Espanha.
Com um investimento de €25 milhões, a HTBA se tornou a única companhia europeia capaz de fabricar todas as formas ativas de vitamina B12. O projeto incluiu a construção de uma nova planta industrial de alta tecnologia, inaugurada oficialmente em 28 de janeiro, e a modernização da unidade de produção de flavonoides cítricos já existente.
A ampliação permitirá avanços no processo patenteado da HTBA para a produção de diosmina, um composto que auxilia na circulação sanguínea e no alívio de desconfortos vasculares. Enquanto os métodos anteriores utilizavam solventes artificiais, a HTBA afirma ser a única empresa no mundo capaz de fabricar a substância utilizando apenas água.
Além disso, as novas instalações foram projetadas para serem altamente sustentáveis, empregando energia renovável e tecnologias avançadas para otimizar o uso de recursos. Segundo a empresa, 98% dos resíduos gerados poderão ser reaproveitados, revalorizados ou reciclados.
Dedicação e inovação
A vitamina B12 é um micronutriente essencial produzido por bactérias e pode estar ausente em dietas modernas devido à degradação do solo. Para garantir sua presença em produtos de origem animal, os rebanhos são suplementados com a vitamina. No entanto, pessoas que seguem dietas baseadas em vegetais precisam recorrer a suplementos para evitar deficiência.
Nos últimos anos, avanços científicos possibilitaram a produção mais eficiente da B12, além da descoberta de fontes naturais veganas, como algas e lentilha d’água.
“Nossa história com flavonoides cítricos e vitamina B12 remonta a mais de 45 anos, e este projeto de inovação representa um marco significativo para a HTBA, demonstrando nossa dedicação inabalável em produzir produtos de alta qualidade e ambientalmente responsáveis em escala global”, afirmou Alexandre Valls-Coma, CEO da HTBA. “Com esse investimento expressivo, reforçamos nossa liderança global na produção de formas ativas de vitamina B12 e flavonoides cítricos, ao mesmo tempo em que reafirmamos nosso compromisso com os mais altos padrões de sustentabilidade e inovação.”
Confira a matéria publicada no vegconomist.
Leia também:
Veganuary atinge recorde de participantes e expande atuação global
The Cultivated B lança biossensores com IA para avançar na tecnologia de fermentação
Reino Unido investe £75 milhões em inovação de proteínas alternativas
Compartilhe: