A NuCicer é uma empresa de genética de plantas, que produz grão-de-bico com alta concentração de proteínas! Recentemente, anunciou o fechamento de uma rodada seed de US$ 4,5 milhões.

Quem liderou a rodada foi a Lever VC, empresa de capital de risco focada em tecnologias e marcas inovadoras no espaço alternativo de proteínas. Outros participantes foram: The House Fund (fundo apoiado pela University of California Endowment), Trellis Road (microfundo que investe em foodtechs de alto impacto em estágio inicial) e Lifely VC (empresa de capital de risco e participações privadas com sócios brasileiros). 

O grão-de-bico da empresa tem até 75% mais proteínas do que o ingrediente comum

A empresa desenvolveu grão-de-bico não transgênico e patenteado com até 75% mais proteínas do que o grão-de-bico comum. Para isso, a NuCicer combina um banco de germoplasma com tecnologias de reprodução de velocidade guiadas por genômica de ponta, assim, desenvolvendo suas variedades de grão-de-bico totalmente naturais e não transgênicas. 

O novo investimento será utilizado para testes de comercialização das variedades da primeira geração da NuCicer, escalar o programa de reprodução rápida para continuar desenvolvendo o produto e trazer melhorias para o mercado. 

 Kathryn Cook, CEO e cofundadora da NuCicer, afirmou em uma comunicação

“Estamos entusiasmados com o enorme interesse que recebemos da comunidade de investidores em nossa rodada seed e  agora estamos focados em avançar com parcerias e comercialização. Queremos reduzir os custos da proteína de grão-de-bico quase pela metade, tornando-o competitivo em preço com outras proteínas vegetais, como soja e ervilha. Isso cria oportunidades para nossos parceiros desenvolverem novos alimentos e bebidas usando nossa farinha de grão-de-bico altamente funcional e ingredientes de proteína purificada.”

O sócio-gerente da Lever VC, Nick Cooney, também adicionou: 

“Com seus excelentes nutrientes, sabor, cor neutra e percepção positiva do consumidor, a proteína de grão-de-bico é um ingrediente ideal para alimentos à base de plantas, mas tem sido muito cara até o momento. NuCicer poderá trazer para o mercado ingredientes de grão-de-bico proteicos, farinhas ricas em proteínas e grãos integrais com uma vantagem competitiva incrível em preço e funcionalidade. Estamos realmente empolgados com o que Kathryn e a equipe da  NuCicer criaram e temos o prazer de apoiá-los em seu crescimento”. 

A NuCicer está focada em tornar os ingredientes de grão-de-bico de alto valor proteico acessíveis para apoiar a nutrição e melhorar a sustentabilidade dos sistemas alimentares globais — tanto apoiando a mudança de alimentos de origem animal para vegetais, bem como abrindo oportunidades de melhoria a cada passo da cadeia de valor. 

A Lifely VC destacou em sua rede social profissional: “A diversificação de ingredientes plant-based é essencial para as próximas gerações, e a NuCicer tem o potencial de competir com os commodities atuantes no mercado, em questão de escalabilidade, versatilidade e custos”. 

Sobre a NuCicer 

A NuCicer desenvolve novas variedades de grão-de-bico com alto teor de proteína que permitem escalabilidade e sustentabilidade, abrangendo grãos integrais, farinhas sem glúten e ingredientes proteicos. Faz parceria com produtores que são atraídos pela capacidade de fixação de nitrogênio do grão-de-bico e interessados no potencial da empresa em aumentar a resiliência ambiental das safras. 

Ademais, a empresa também realiza parcerias com os principais fabricantes de ingredientes e empresas de alimentos e bebidas que reconhecem o potencial do grão-de-bico como ingrediente funcional e sustentável. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

7 tendências globais que dominarão o setor de proteínas alternativas em 2022

Empresas de proteínas alternativas conquistaram US$ 5 bilhões em 2021

Como atender a demanda por carne plant-based em 2030?

*Imagem de capa da fundadora Kathryn Cook: Divulgação NuCicer / via Vegconomist 

Por Amanda Stucchi em 7 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores