A Next Gen Foods foi criada pelo brasileiro Andre Menezes e Timo Recker em Cingapura, no ano de 2020. A empresa de sucesso, detentora da marca de frango vegetal TiNDLE, anunciou que conseguiu captar US$ 100 milhões, na maior Série A para uma empresa de carne à base de plantas. 

As instituições que aportaram na rodada foram: Alpha JWC (capital de risco do Sudeste Asiático), EDBI (fundo de investimento global de Cingapura), MPL Ventures (empresa de venture capital inglesa), Temasek (fundo de Cingapura), GGV Capital (capital de risco global), K3 Ventures (empresa de investimentos de Cingapura) e Bits x Bites (venture capital com foco em agricultura e foodtech de Xangai). 

O frango vegetal nos Estados Unidos

O investimento auxilia a empresa a levar a marca TiNDLE para outros mercados, como os Estados Unidos, já que lançaram hoje o frango vegetal em restaurantes selecionados no país e no mercado on-line Goldbelly. O objetivo é aumentar a distribuição da marca em todos os 50 estados do país. 

Além disso, também pretendem aumentar as capacidades de pesquisa e desenvolvimento e inovação dos produtos em um novo centro de pesquisa que será inaugurado esse ano. 

Andre Menezes, CEO, destacou em um comunicado

“Não há dúvida de que os Estados Unidos abrigam algumas das melhores cidades gastronômicas do planeta — e estamos empolgados em trazer o TiNDLE para este mercado e ouvir o que os consumidores pensam. Os EUA são um mercado-alvo para nós e, graças aos nossos investidores fantásticos que participaram desta rodada de investimento, este é apenas o começo de nossa jornada na entrega de alimentos deliciosos e sustentáveis ​​para reverter a crise climática”.

Os restaurantes selecionados estão localizados na costa leste e oeste do país, mas a empresa também planeja expandir o TiNDLE para outras cidades dos Estados Unidos nos próximos meses.

Alguns estabelecimentos onde o frango vegetal está disponível são os seguintes: 

  • Califórnia – BAIA, WesBurger ‘N’ More e Wildseed. 
  • Los Angeles – Compton Vegan e Just What I kneaded. 
  • Napa – The Q Restaurant & Bar. 
  • Nova Iorque – The Gray Dog, Orchard Grocer e Settepani. 
  • Miami – Little Brazil. 
  • Filadélfia – The Lucky Well e Guardhouse Cafe. 

Joshua Yap, Chef Executivo da BAIA, afirmou: “Fiquei muito impressionado com o TiNDLE. Como chef não vegano, posso garantir que este produto está muito perto de imitar o sabor e a textura do frango. Estar na BAIA ampliou meu leque de possibilidades na cozinha com vegetais e produtos à base de plantas. TiNDLE abre uma grande janela para chefs, veganos ou não, brincarem e criarem novas receitas em suas cozinhas.”

Chad Rosenthal, chef do restaurante The Lucky Well, também serve o frango da marca com a receita TiNDLE Picnic Chicken Sandwich, vendendo o prato por meio do restaurante e de loja on-line no site Goldbelly, ademais, a marca se juntou com o profissional para servir amostras para os moradores de Nova Iorque. 

A empresa teve um crescimento exponencial 

A empresa vende na Holanda, Emirados Árabes, Malásia e China, além de Cingapura e nos Estados Unidos. 

Rohit Bhattacharya, Diretor Financeiro da Next Gen Foods, destacou: 

“Em um ano, passamos do lançamento para mais de 200 restaurantes em três continentes. Continuaremos esse impulso implacável em 2022, graças à forte demanda de chefs, distribuidores e consumidores, que amam o TiNDLE por seu excelente sabor e pequena pegada ambiental. Somos gratos por ter investidores globais alinhados à missão e nos apoiando por longo prazo durante uma fase tão crítica para a empresa — trazendo sua experiência e liderança visionária”. 

No ano passado, a empresa levantou US$ 20 milhões na extensão da rodada de investimento seed, totalizando US$ 30 milhões, sendo assim, já levantou mais de US$ 130 milhões em toda sua história, conforme o comunicado. 

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*Imagem de capa: Divulgação Next Gen Foods / TiNDLE | Feito pelo Chef Chad Rosenthal

Por Amanda Stucchi em 15 de fevereiro
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