A Shellworks é uma empresa britânica que produz uma embalagem compostável vegana, chamada Vivomer. O invólucro foi projetado para se degradar em qualquer ambiente natural, sem deixar microplásticos que causam danos a natureza. 

Recentemente, levantaram US$ 6,2 milhões em uma rodada seed liderada por LocalGlobe (venture capital sediada em Londres). Outros participantes incluíram: Founder Collective, True Global, Divergent Capital, BoxGroup, bem como os investidores anjos Deepali Nangia (fundadora do Alma Angels),  Julien Callede (co-fundador do Made.com), Bryan Meehan (ex-CEO do Blue Bottle Coffee) e Grant Aarons (co-fundador e CEO da FabricNano). 

Inicialmente, a empresa visa as marcas de cosméticos: “A indústria da beleza cria 120 bilhões de unidades de embalagens plásticas anualmente e estamos comprometidos em fornecer uma solução escalável para lidar com isso e estamos incrivelmente gratos por termos identificado um grupo de investidores que compartilham essa visão”, comentou Insiya Jafferjee (co-fundadora e CEO da Shellworks) para a SP News

Com o valor, a empresa irá dobrar sua equipe, investir em inovação tecnológica e também expandir sua plataforma de materiais. 

Qual é o material da embalagem compostável vegana? 

O Vivomer é feito utilizando ingredientes à base de plantas, micróbios e fermentação, sendo completamente natural. Quanto tempo leva para se degradar? Cerca de um ano para produtos menores e até cinco anos para produtos maiores. 

“Vivomer é criado pelos microorganismos que são abundantes em ambientes marinhos e no solo. No final de sua vida útil, esses mesmos micróbios veem o Vivomer como uma fonte de alimento e o consomem, o que significa que nunca há microplásticos deixados para trás”, explicou a empresa. 

Os invólucros disponíveis são: 

  • Embalagem de batom. 
  • Embalagem de creme. 
  • Garrafa multiuso compostável. 
  • Mecanismo conta-gotas compostável. 

Os materiais podem ser customizados utilizando corantes naturais. 

Apesar do material Vivomer ser vegano, a empresa também possui o Shellmer (biopolímero extraído de resíduos do fruto do mar, voltado para a aplicação de plástico fino), ou seja, não é classificada como uma empresa vegana. 

Sobre a empresa 

A empresa foi fundada por Insiya Jafferjee e Amir Afshar, ambos se conheceram enquanto cursavam mestrados no Royal College of Art e Imperial College of London, instituições localizadas na Inglaterra. 

O nome da empresa se deu porque seu primeiro produto foi feito utilizando resíduos de mariscos, porém, depois foi trocado para o Vivomer. 

“Passamos os últimos dois anos realmente refinando nossos processos e formulações de materiais para garantir que nossos produtos não sejam apenas sustentáveis, mas escaláveis”, comentou Amir Afshar (co-fundador e CPO) para a SP News. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Startup de embalagem sustentável levanta £ 10 milhões

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

Conheça embalagens sustentáveis para preservar a natureza

*Imagem de capa: Divulgação Shellworks

Por Amanda Stucchi em 1 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores