A Splendid Spoon é uma marca de delivery plant-based, localizada nos Estados Unidos, que oferece produtos como: smoothies, sopas, macarrão e sucos. Todos os produtos são veganos e sem glúten, com baixo teor de sódio e sem modificações genéticas. 

A empresa conquistou um investimento de US$ 12 milhões na Série B, cuja rodada foi liderada por Nicoya (empresa de capital de risco focada em foodtechs), com participações de Danone Manifesto Ventures, Torch Capital, Alexis Ohanian (cofundador do Reddit), Jennifer Fleiss (cofundadora da Rent the Runway), além de Ashok e Meera Vasudevan (cofundadores da Tasty Bite, adquirida pelo fabricante de chocolates Mars). 

O valor será utilizado para expandir a linha de produtos da empresa, lançar novas categorias e programas de refeição, bem como contratar mais equipe. 

Christopher Slim, CEO da Nicoya, destacou em um comunicado: “A Splendid Spoon emergiu como uma empresa inovadora na categoria de alimentação saudável, simplificando eficientemente o modelo de negócios e conectando-se com sua base de clientes ávidos. A visão da Nicole [fundadora] há uma década, de simplificar a alimentação baseada em vegetais para os americanos comuns, é tão importante como sempre, e estamos empolgados em ter um papel ativo no crescimento da Splendid Spoon”.

A marca de delivery plant-based surgiu após a gravidez da fundadora

Muitas mulheres podem sentir dificuldades de conciliar suas atividades do dia a dia após ter filhos. 

Nicole Centeno é apaixonada por nutrição: estudou terapias dietéticas na faculdade, treinou como chef de restaurante no International Culinary Center, além de ter ensinado nutrição para crianças pequenas por meio de aulas. 

Ela disse na história da empresa: “Quando engravidei, me deparei com a minha maior pergunta: ainda terei tempo para fazer comida deliciosa e rica em nutrientes como mãe que trabalha? A resposta foi não”. 

Motivada pelos desafios de estar grávida e trabalhar em um emprego com horário integral, fundou a Splendid Spoon em 2013. O objetivo era elaborar alimentos que fossem gostosos, nutritivos e práticos, apresentando uma solução para o consumidor. 

No começo, Nicole comercializava as refeições nos mercados de agricultores e pop-up stores no Brooklyn, além de entregar aos colegas de trabalho na hora do almoço. Após a demanda aumentar, a marca foi lançada de forma nacional em 2015. 

Após isso, a empresa conseguiu implementar um modelo por assinatura, deixando ainda a opção de pedido sob demanda, a fundadora também contratou Elise Densborn como co-CEO no ano de 2018. 

Falando um pouco mais sobre seu sucesso, a empresa dobrou sua taxa de crescimento desde 2020 e conta com mais de 20 mil assinantes na atualidade, conseguindo enviar para 48 estados dos EUA. 

A fundadora acrescentou: “Estamos entusiasmados em nos juntar ao portfólio da Nicoya e fazer parte de seu movimento para transformar o sistema alimentar global e criar um impacto significativo para as pessoas, o planeta e a saúde”. 

Elise Densborn também adicionou sobre o assunto: “Sua abordagem orientada para a missão e experiência incomparável em estratégia de marca e tecnologia de alimentos se alinham com nossos objetivos de escalar e inovar, com nossos clientes na vanguarda”. 

Gostou de conhecer o delivery plant-based? Aproveite e leia também: 

Empresas plant-based que se tornaram unicórnios

iFood divulga 5 itens veganos mais pedidos no delivery

Veggi, a startup de delivery vegano recebe aporte de R$1 milhão

*Imagem de capa: Reprodução Splendid Spoon / via Facebook @SplendidSpoon

Por Amanda Stucchi em 10 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores