A startup britânica de materiais reciclados Arda Biomaterials continua a avançar na introdução do New Grain, um material inovador livre de animais e plásticos, feito a partir de grãos de cevada reciclados de cervejarias.

Em parceria com a Beavertown Brewery, uma icônica produtora de cervejas artesanais de Londres, a Arda anunciou hoje uma nova linha de acessórios de moda sustentáveis, confeccionados com o New Grain, desenvolvido a partir dos grãos de cevada utilizados na produção de cerveja.

Segundo TJ Mitchell, CTO da Arda Biomaterials, “Essa parceria é um excelente exemplo de como podemos ser ágeis em apoiar cadeias de suprimentos locais e contribuir para uma economia circular, oferecendo aos consumidores produtos únicos ligados diretamente às suas cervejarias e destilarias favoritas, como a Beavertown.”

Porta-cartões feitos da sua cerveja favorita

O primeiro produto dessa coleção é uma edição limitada de oito porta-cartões, com o icônico design de caveira e ossos da Beavertown. Além disso, Arda e Beavertown planejam expandir a linha para incluir bolsas, chaveiros e chapéus. Os porta-cartões exclusivos serão exibidos no evento pop-up da Beavertown, que ocorrerá na Truman Brewery, em Brick Lane, Londres, de 17 a 30 de agosto.

Essa é a segunda grande colaboração da Arda nos últimos meses. Recentemente, a marca sustentável BEEN London lançou uma bolsa com aparência de couro de cobra, feita com o New Grain, marcando a primeira utilização desse material em um produto tangível. A bolsa, uma versão do modelo mais vendido da BEEN, o MILLAIS, foi exibida na Future Fabrics Expo, em junho.

Rachael Harrison, chefe de marketing digital da Beavertown, comenta: “Este é um projeto que todos nós na Beavertown estamos muito empolgados. A inovação da Arda no uso de resíduos de cerveja chamou nossa atenção desde o início, e estamos ansiosos para receber o público em nosso evento pop-up de verão para mostrar nossos porta-cartões feitos de grãos de cevada reciclados.”

Sem animais e plásticos nos materiais

Fundada em 2022, a Arda Biomaterials é pioneira no desenvolvimento de materiais alternativos feitos a partir de proteínas de cevada provenientes de grãos reciclados. Com foco na ciência e na inovação, a startup desenvolve materiais que podem substituir o couro e plásticos em indústrias como a moda e automotiva.

O New Grain apresenta diversas características únicas, como padrões personalizáveis que imitam pele de cobra e crocodilo, além de oferecer opções de espessura, elasticidade, flexibilidade e até aromas distintos. A startup explica que o material pode ser produzido em várias cores, que vão do bege claro ao preto, dependendo do tipo de grão utilizado, seja IPA, lager ou stout.

Do ponto de vista ambiental, o material oferece benefícios significativos, reduzindo as emissões de CO2 em 97% em comparação ao couro convencional. Além disso, elimina processos de curtimento prejudiciais e evita a poluição por microplásticos.

O próximo desafio da Arda Biomaterials é arrecadar fundos para otimizar o material e seu processo de produção, visando expandir a comercialização em larga escala em uma nova instalação integrada a uma cervejaria, o que permitirá produzir materiais diretamente a partir da fonte, aumentando a eficiência e a integração.

Brett Cotten, CEO da Arda Biomaterials, destaca: “Esta parceria com a Beavertown não só evidencia o potencial do New Grain™ como um material completamente novo baseado em ciência, mas também mostra nossa incrível agilidade. A equipe da Arda trabalha com rapidez para comercializar nossas inovações em grande escala, para que possamos reduzir a dependência da humanidade de animais e plásticos para a produção de materiais.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Vivera enfrenta desafios na produção de frutos do mar veganos

Fujiya lança hambúrguer vegano feito de sorgo japonês

Noruega recomenda dieta predominantemente vegetal nas novas diretrizes alimentares

Por Vitor Di Renzo em 17 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores