A Ants Innovate, uma startup de tecnologia avançada de Singapura, especializada no desenvolvimento de cortes inteiros de carne cultivada, realizou uma degustação privada para apresentar o Cell Essence, um ingrediente funcional criado para produtos híbridos (à base de células e plantas) que promete oferecer um sabor de carne autêntico.
O Good Food Institute APAC informou que a empresa apresentou o Cell Essence de porco em diferentes pratos alternativos de carne, incluindo almôndegas, bolinhos de sopa ao estilo de Xangai e espetos de carne grelhada com teriyaki.
Calisa Lim, gerente sênior de projetos da APAC-SCA, comentou nas redes sociais: “Na degustação privada de hoje, o óleo cultivado versátil foi incorporado em uma almôndega ao estilo IKEA, xiao long bao ao estilo de Xangai (!) e um espeto grelhado teriyaki. A pequena porcentagem de células (<3%) foi suficiente para proporcionar o sabor doce, salgado e umami que a carne de porco convencional tem.”
Soluções para imitar a experiência de comer carne
Derivada da A*STAR, a Ants Innovate foi fundada pelo Professor Hanry Yu e Ong Shujian em 2020, com o objetivo de desenvolver tecnologias celulares e alimentares para produzir carne sem origem animal que seja saborosa, acessível e saudável para o mercado de massa.
Em sua busca por criar produtos que imitem a experiência completa de comer carne, a startup de Singapura desenvolveu várias tecnologias, incluindo o Cell Essence, para controlar precisamente a aparência e a textura de alternativas celulares e híbridas.
A tecnologia Cell Essence, descrita como uma “tecnologia inovadora projetada para capturar o máximo sabor da carne”, isola os compostos de sabor e aroma característicos da carne a partir de células animais.
“Adicione Cell Essence™ a qualquer produto, dê uma mordida e experimente a explosão de sabores e aromas de carne”, afirma a startup em seu site.
Por outro lado, a tecnologia escalável de controle de textura de precisão utiliza engenharia em microescala e impressão escalável para criar cortes inteiros complexos que imitam a textura fibrosa e a mordida autêntica da carne.
Outra solução, a tecnologia “Controle de Aparência”, combina conhecimentos de química alimentar e biologia para controlar a aparência do produto sem corantes artificiais ou aditivos, oferecendo um apelo visual 100% natural. Além disso, um “Instrumento de Automação” que usa engenharia de processo e design transforma ingredientes e Cell Essence em produtos finais de forma integrada.
Tecnologias de ponta
Entre outros marcos, a Ants Innovate afirma ter estabelecido várias linhas celulares não transgênicas e inaugurado um laboratório urbano e uma planta piloto na Bedok Food. Além disso, em 2022, a empresa lançou a NouMi, uma marca de produtos plant-based que oferece alternativas de carne em bolinhos, baos, carne para churrasco, pastéis de curry, gyozas e rolinhos primavera feitos com ingredientes vegetais premium.
Além disso, no ano passado, a empresa fez uma parceria com a Beijing CytoNiche para estabelecer um laboratório conjunto em Singapura, acelerando o desenvolvimento de produtos de carne cultivada por meio da integração de engenharia celular e de tecidos, engenharia de precisão e ciência dos alimentos.
“Inspirados pela história do ‘Formiga e o Leão’, queremos construir uma empresa onde nossos stakeholders (incluindo funcionários de base e estagiários) possam desenvolver e realizar todo o potencial de inovar sem barreiras, com hierarquias mínimas, mentes abertas e muita mentoria.
“Assim, todas as ‘formigas’ são responsáveis umas pelas outras para desenvolver tecnologias de ponta e traduzi-las em ingredientes funcionais e excelentes produtos alimentícios”, compartilha a Ants Innovate em seu site.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Superbrewed Food e Fonterra unem forças para explorar biomassa proteica
Cargill busca lucratividade com reestruturação e foco em proteínas alternativas
Aeroporto de Schiphol terá 60% de alimentos plant-based até 2030
Compartilhe: