A gigante agroindustrial dos Estados Unidos, Cargill, planeja reorganizar sua estrutura empresarial, reduzindo suas unidades operacionais de cinco para três: Alimentação, Agricultura & Comércio, e um Portfólio Especializado voltado para nutrição e saúde animal.
De acordo com a Reuters, a Cargill e outros comerciantes agrícolas estão enfrentando dificuldades financeiras e operacionais devido à queda nos preços das commodities agrícolas, que atingiram o menor patamar em quatro anos. Isso resultou na redução das margens de processamento de culturas e pressionou as margens de lucro da empresa.
Foco em proteínas alternativas
A Cargill, o terceiro maior produtor de carne do mundo, tem sido ativa no setor de proteínas vegetais e alternativas por vários anos. Além de oferecer um portfólio de ingredientes proteicos plant-based, fibras, texturizantes, óleos e gorduras vegetais, a empresa investe em empresas que desenvolvem soluções alimentares sustentáveis.
Nos últimos anos, a empresa com sede em Minnesota investiu em várias startups de carne cultivada, incluindo Aleph Farms e Wildtype, e participou da rodada série C de US$400 milhões da UPSIDE Foods.
A empresa também investiu na Puris, produtora de proteína de ervilha nos EUA, e assinou um acordo com a empresa britânica ENOUGH para usar e comercializar seu ingrediente de micoproteína. Além disso, investiu na Bflike, empresa holandesa de soluções de ingredientes alternativos, e na Cocuus, startup espanhola que desenvolve alternativas vegetais impressas em 3D e lançou com sucesso um produto de bacon vegano.
Gorduras mais inteligentes
Para continuar competindo no desafiador mercado de carnes plant-based, a Cargill investiu na startup espanhola de gorduras alternativas Cubiq Foods como parte de um investimento de ponte de US$6 milhões para apoiar o desenvolvimento de uma gordura cultivada (ainda em andamento).
Em outra iniciativa para expandir seu alcance, a Cargill e a Cubiq Foods fizeram uma parceria no ano passado para inovar e co-desenvolver soluções de gorduras inteligentes para atender à demanda dos consumidores por alternativas saudáveis, de baixa caloria e com baixo teor de gordura saturada. A parceria também envolveu um acordo comercial para a Cargill comercializar e vender as gorduras da Cubiq.
Seu primeiro produto, hambúrgueres plant-based feitos com a tecnologia de substituição de gordura Go! Drop da Cubiq, foi revelado logo depois na Expo West. O Go! Drop é uma tecnologia patenteada para substituir gorduras animais por emulsões de óleo de girassol de alta estabilidade e água. A gordura inovadora promete oferecer suculência, aroma e textura das gorduras animais em carnes plant-based, ao mesmo tempo em que reduz a gordura saturada e as calorias em 40-50%. Pode ser utilizada em várias aplicações além das carnes vegetais, incluindo queijo, sorvete, panificação e confeitaria.
A Cubiq Foods também desenvolveu um óleo de algas microencapsulado com sabor neutro chamado Go! Mega3. Diz-se que é rico em Ômega-3, aumentando o valor nutricional dos alimentos. O produto ainda não está disponível no portfólio da Cargill, mas deve ser lançado em 2025.
Popularidade crescente
Com o aumento da demanda por alternativas vegetais e sustentáveis, a empresa continua expandindo seu alcance. Recentemente, anunciou uma parceria comercial com a Voyage Foods, da Califórnia, para ser a distribuidora global B2B exclusiva da nova linha de alternativas de chocolate sustentáveis da empresa, livres de cacau, nozes e laticínios.
“A popularidade das plantas não mostra sinais de declínio — na verdade, sua popularidade está acelerando muito rapidamente em escala global. Não mais confinados a vegetarianos ou veganos, os produtos à base de plantas estão ganhando apelo entre um público consumidor mais amplo”, afirmou Sandy De Houwer, Diretora Global de Marketing para Alternativas de Carne & Laticínios na Cargill Food Solutions, em uma entrevista recente ao vegconomist.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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