A cooperativa multinacional de laticínios da Nova Zelândia, Fonterra, firmou uma parceria estratégica com a startup norte-americana de fermentação Superbrewed Food para explorar aplicações e desenvolver a plataforma de proteína de biomassa da Superbrewed.
A parceria visa aproveitar a Postbiotic Cultured Protein da Superbrewed, uma proteína de biomassa bacteriana não transgênica e livre de alérgenos, que recentemente recebeu aprovação do FDA para o mercado dos EUA. O objetivo é atender à crescente demanda por laticínios “sustentáveis” e explorar aplicações para laticínios sem animais derivados de fermentação de precisão, além de ingredientes plant-based.
Vale destacar que a Fonterra, junto com a DSM-Firmenich, foi fundamental na rodada de investimento da empresa de fermentação de precisão holandesa Vivici em 2023, que em fevereiro anunciou o lançamento comercial de sua proteína de soro de leite idêntica à natural.
Bryan Tracy, CEO da Superbrewed Food, afirma: “Estamos satisfeitos em firmar parceria com uma empresa como a Fonterra, que reconheceu o valor do lançamento de mercado da proteína cultivada pós-biótica e dá um passo decisivo para expandir nossa gama de ingredientes de biomassa que contribuirão ainda mais para a produção sustentável de alimentos.”
Passos decisivos
Esta é a segunda colaboração significativa da empresa de tecnologia alimentar este ano. Em fevereiro, a Superbrewed anunciou uma parceria com a Döhler GmbH, um dos principais fornecedores globais de ingredientes naturais, para aumentar a produção. A Döhler fornece capacidades essenciais de fermentação para o ingrediente proteico pós-biótico da Superbrewed.
Além disso, em 2022, a Superbrewed anunciou uma colaboração estratégica com o Grupo Bel, cujas subsidiárias incluem Babybel e Boursin, para desenvolver uma linha de queijos com sua Postbiotic Cultured Protein. O Grupo Bel manifestou sua intenção de desenvolver uma gama completa de queijos, tanto lácteos quanto plant-based, que contenham a proteína.
Chris Ireland, Gerente Geral de Parcerias de Inovação, comenta: “Parceria com a Superbrewed Foods é uma oportunidade fantástica. Sua tecnologia de ponta se encaixa com nossa missão de fornecer soluções nutricionais sustentáveis ao mundo e atender à demanda global por soluções proteicas.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Cargill busca lucratividade com reestruturação e foco em proteínas alternativas
Aeroporto de Schiphol terá 60% de alimentos plant-based até 2030
Instituto para Justiça e UPSIDE Foods processam o estado da Flórida