A Aamati Green, startup indiana, construiu uma fábrica com capacidade de 30.000 metros quadrados para produzir o couro vegano, feito a partir da polpa da manga.
Após o desenvolvimento de uma tecnologia pelo CSIR-CLRI (Conselho de Pesquisa Científica e Industrial – Instituto Central de Pesquisa de Couro) em Chennai, que utiliza polpa de manga para produzir produtos semelhantes ao couro, a startup de Mumbai obteve uma licença para utilizá-la.
Couro vegano
Depois de testar diversos produtos e subprodutos agrícolas, tais como palha de arroz, palha de trigo, palha de cana-de-açúcar, cascas de laranja, cascas de banana, entre outros, cientistas do CLRI desenvolveram uma tecnologia patenteada que utiliza 50% de polpa de manga para produzir um novo material. Esse material é uma alternativa ecológica ao couro sintético e apresenta uma degradação mais rápida do que o couro de poliuretano.
A equipe do CLRI combinou a polpa de manga com um biopolímero e posteriormente converteu a mistura em uma substância similar a uma folha.
Os cientistas testaram a nova técnica de fabricação utilizando todas as principais variedades de manga, como Alphonso, Kesar, Banganapalli, entre outras, e demonstraram que é possível utilizar mangas provenientes de diferentes regiões da Índia.
Além disso, após aplicar uma cobertura de superfície e projetar padrões atraentes, os cientistas conseguiram produzir bolsas resistentes e estojo para laptop com o material similar a couro obtido a partir da polpa de manga.
O material está passando por um processo de refinamento para melhorar sua adequação para uso em calçados.
Benefícios do uso da manga
Apesar de não igualar a longevidade do couro animal, o material possui uma durabilidade de, pelo menos, cinco anos. Além disso, ele se degrada rapidamente, o que representa uma vantagem em relação ao couro sintético, cujo processo de degradação pode levar décadas.
O couro à base de manga oferece vantagens em termos de facilidade de produção e baixa pegada de carbono.
De acordo com o CSIR-CLRI WION: “A tecnologia de produção do material a partir da polpa da manga pode ser mecanizada e podemos fazer uma boa quantidade de folhas à base de manga em três dias, enquanto a mesma quantidade de couro original levaria mais de duas semanas para ser produzida. O couro animal requer grandes quantidades de água e produtos químicos na fabricação, ao passo que é mínimo para o material à base de manga”.
A Índia é o maior produtor de manga do mundo, cerca de 20 milhões de toneladas são produzidas por ano. Contudo, os agricultores descartam aproximadamente 40% dessas mangas nos campos por não atenderem aos padrões regulatórios e de mercado.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Oatly fecha parceria com SWISS para levar Caffè Lattes aos passageiros
Dia da Terra: consciência ambiental e ação!
Portugal: venda de alimentos plant-based aumentou 20% desde 2020
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Aamati Green