A gigante farmacêutica Zydus Lifesciences anunciou um acordo para adquirir 50% de participação na Sterling Biotech, uma empresa de manufatura com sede em Mumbai. A Sterling Biotech foi comprada pela empresa californiana de biotecnologia Perfect Day em 2022, por 78 milhões de dólares, após a companhia declarar falência. Com essa transação, Zydus e Perfect Day terão representação igualitária no conselho administrativo da Sterling Biotech.

Vale destacar que a Índia é o maior produtor de leite do mundo, responsável por 25% da produção global. Segundo a Zydus Lifesciences, o objetivo da parceria é transformar a Índia em um “ponto de destaque” na cadeia global de fornecimento de proteínas sustentáveis, buscando reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos e atender à crescente demanda por nutrição obtida de maneira ética.

Essa joint venture, com participação igualitária de 50:50, vai combinar a capacidade de manufatura da Zydus com a tecnologia avançada de fermentação de precisão da Perfect Day. Juntas, elas estabelecerão uma instalação dedicada à produção de proteínas sem origem animal para mercados globais, além das operações já existentes. Atualmente, a Sterling Biotech produz fosfato dicálcico, alguns ingredientes farmacêuticos ativos e gelatina para cápsulas em duas instalações em Gujarat.

Um centro de fornecimento de novos ingredientes

O Dr. Sharvil Patel, diretor-gerente da Zydus Lifesciences, comentou: “Estamos comprometidos com o crescimento por meio de parcerias e estamos constantemente explorando novas colaborações para posicionar a Índia como um importante centro global de fornecimento. Estamos entusiasmados em unir forças com a Perfect Day e criar uma combinação que aproveite nossas forças e expertise para agregar valor aos consumidores.”

A Zydus Lifesciences é a quarta maior empresa farmacêutica da Índia, com mais de 30 plantas de manufatura e 27.000 funcionários em todo o mundo. A empresa oferece diversas terapias de saúde, com foco em soluções inovadoras, incluindo vacinas, terapêuticos, biológicos e biossimilares.

Com este novo investimento, a Zydus está entrando no setor especializado de biotecnologia para saúde e nutrição, visando consumidores que preferem proteínas sem origem animal ou que são intolerantes à lactose.

Um mercado global em rápido crescimento

Por outro lado, a Perfect Day, fundada em 2014, é especializada na criação de proteína de soro de leite sem origem animal, com o objetivo de promover um futuro sustentável. A fermentação de precisão, método utilizado pela empresa, reduz significativamente os impactos ambientais da produção de proteínas em comparação com os métodos convencionais, além de abordar questões relacionadas ao bem-estar animal.

Em parceria com empresas como Unilever, Strive Nutrition e Tomorrow Farms, além de sua subsidiária direta ao consumidor The Urgent Company, a Perfect Day já lançou sorvetes, produtos de nutrição esportiva e alternativas ao leite e iogurtes utilizando sua proteína fermentada.

Em uma estratégia de crescimento, o modelo de negócios da Perfect Day mudou para um foco B2B, vendendo a The Urgent Company para a inovadora de tecnologia alimentar Superlatus. Além disso, em janeiro deste ano, a empresa californiana arrecadou 90 milhões de dólares em uma rodada de financiamento Série E e anunciou que os cofundadores Ryan Pandya e Perumal Gandhi estavam deixando seus cargos operacionais após uma década à frente da empresa. Segundo relatos, a Perfect Day enfrenta um processo judicial em andamento com a parceira de manufatura Olon e passou por algumas demissões.

Narayan TM, CEO interino da Perfect Day, afirmou: “Essa parceria permite que a Perfect Day aumente significativamente sua capacidade para atender à demanda do mercado global em rápido crescimento. Valorizamos profundamente nossa colaboração com a Zydus e acreditamos que esta joint venture permitirá que ambas as partes se beneficiem da expertise uma da outra.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

The Vegan Society condena campanha de carne do governo do Reino Unido

Departamento de Defesa dos EUA investe US$ 1,4 milhão na The Better Meat Co.

Dietas plant-based podem reduzir envelhecimento biológico em oito semanas

Por Vitor Di Renzo em 28 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores