Estudantes da Universidade de Kent no Reino Unido, votaram a favor de uma alimentação 100% à base de plantas a partir de 2027 em uma proposta que visa reduzir o impacto da pecuária no meio ambiente. A moção votada por 450 estudantes, agora passará pelo Conselho de Curadores da universidade.
A campanha Plant-Based Universities teve um sucesso crescente no Reino Unido, com universidades como Birmingham, Stirling e Cambridge votando por menus à base de plantas.
Alimentação à base de plantas
A ação acompanha notícias desta semana de que a Brakes, principal fornecedora de alimentos por atacado do Reino Unido, lançou uma iniciativa incentivando estabelecimentos educacionais a servirem refeições com foco em vegetais. De acordo com Lisa Johnson, gerente de marketing do setor educacional da Brakes: “Uma abordagem voltada para os vegetais é um círculo virtuoso que oferece uma forma sustentável, saudável e econômica de fornecer alimentação”.
Além disso, nos Estados Unidos, a Sodexo está colaborando com a Humane Society dos Estados Unidos e recentemente atualizou seu compromisso, que agora tem como objetivo tornar 50% dos menus de suas universidades à base de vegetais até 2025.
Próximos passos
A pecuária é responsável por 32% das emissões de metano e também é responsável pela maioria dos gases de efeito estufa causados pelo sistema alimentar. É necessário a implementação de medidas para apoiar a alimentação à base de plantas, através de pesquisa e desenvolvimento, e subsídios para os agricultores.
De acordo com Jasmijn de Boo, CEO da ProVeg: “É encorajador ver estudantes darem esse passo significativo e necessário para adotar dietas amigáveis ao clima”.
“As emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) da agricultura animal são duas vezes maiores do que aquelas das dietas baseadas em vegetais, portanto, ações como a tomada em Kent precisam ser acolhidas e incentivadas. Parabenizamos os estudantes por assumirem uma posição em prol do clima. Além disso, é importante que os jovens sejam capazes de agir diante da crise climática, pois elas serão as mais impactadas pelas mudanças climáticas”, acrescentou.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Slow Fashion: como o movimento está revolucionando a indústria
A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty
A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Animal Rebellion