A startup vegana Tomorrow Foods, localizada na Argentina, levantou US$ 3 milhões em uma rodada de investimentos. A boa notícia é que a empresa planeja expandir para a América Latina e o primeiro mercado será o Brasil!
O negócio é B2B (business to business), ou seja, a startup oferece ingredientes à base de plantas para outras empresas.
Quem liderou a rodada foi a Grid Exponential (GRIDX), que afirma ter o maior portfólio de startups de biotecnologia da América Latina. O total que a Tomorrow Foods levantou até o momento, contando esse novo investimento, foi de US$ 3,5 milhões.
No Brasil, 14% se identificam como vegetarianos e também já falamos no Vegan Business sobre uma pesquisa da IPEC, que mostra que 46% dos brasileiros não consomem carne (por desejo próprio), pelo menos uma vez por semana. Isso oferece boas oportunidades.
Agustin Belloso, CEO da Tomorrow Foods, falou à Bloomberg: “Nosso objetivo é permitir que outras marcas de alimentos lancem produtos de base vegetal de forma ágil”.
Além de chegar no Brasil, com o valor levantado a startup desenvolverá novos produtos e construirá um laboratório de inovação.
Matías Peire, da empresa Grid Exponential, também disse ao veículo: “A América Latina precisa de empresas como a Tomorrow Foods, com grande ambição de mudar para sempre a indústria de alimentos”.
Sobre a startup vegana
Você quer conhecer mais sobre essa startup? A empresa foi fundada em 2018 por Agustin Belloso, Cesar Belloso, Gonzalo M. Segovia e Guillermo Daniel Lentini.
Entretanto, a empresa lançou seu primeiro produto a três meses atrás, é um hambúrguer vendido para food services e marcas.
É explicado que a composição é adequada para os veganos, tem redução de sódio, sem colesterol nem glúten, sendo também livre de alergênicos.
A proteína vegetal é muito mais sustentável do que a de origem animal: usa menos terra, fertilizantes, água, pesticidas e combustíveis. Para ter uma ideia, esse tipo de produção usa 10 vezes menos pesticida e 18 vezes menos terra.
Um dos perigos dos pesticidas (popularmente chamados de agrotóxicos) é o desaparecimento de insetos, na Austrália um estudo apontou que 40% desses animais estão ameaçados de extinção.
Imagem: Divulgação Tomorrow Foods
O unicórnio da América Latina
A Tomorrow Foods chegará na América Latina e provavelmente seu maior concorrente será a NotCo.
Essa é uma marca chilena que se tornou uma empresa unicórnio (termo para empresas que valem US$ 1 bilhão no mínimo). Isso ocorreu na última rodada da Série D em julho desse ano, onde a empresa levantou US$ 235 milhões. Com o valor, a empresa pretendia expandir para outros mercados e acelerar suas vendas no Brasil, tornando esse seu maior mercado na América Latina.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
O Que é Investimento Anjo e Como Funciona? Guia Completo!
Biotech de queijo levanta US$ 50 milhões na Série A
Marca brasileira lança linha de leite e iogurte vegetal
*Imagem: Divulgação Tomorrow Foods (via Green Queen)