A Tiba Tempeh é uma startup britânica de alimentos plant-based, produzidos com o tempeh (alimento fermentado muito popular no sudeste do continente asiático). Seu portfólio é composto por proteínas em cubo e marinadas em diversos sabores e um hambúrguer feito com esse ingrediente. 

A rodada de investimento, onde a empresa conseguiu levantar £ 500 mil, foi liderada pelo fundo Lever VC que investe no futuro das proteínas. Conforme o Vegconomist, a empresa usará o valor para lançar mais produtos, contratar mais equipe e investir no marketing. 

Atualmente os produtos são vendidos nas lojas do Reino Unido, como os supermercados Ocado, Planet Organic, Whole Foods e a loja de departamentos Selfridges. Ainda, possuem um e-commerce que entrega somente para essa região. 

Para quem tem curiosidade, a marca descreve que o sabor de seus produtos tem um gosto de oleaginosas. Porém, o produto é versátil: o alimento pode ter qualquer tipo de sabor ao ser temperado com pimenta, molho de soja, especiarias, leite de coco, entre outras opções. 

Ainda, dizem que o produto se encaixa em vários tipos de pratos como frituras, saladas, wraps, pizzas e até sushi. É possível ingerir diretamente da embalagem ou cozinhar uma receita, sendo que a empresa dá algumas sugestões de preparo em sua página

Quanto a sustentabilidade, mais de 90% das embalagens utilizadas são recicláveis e a marca pretende aumentar esse número até os 100%. 

Tiba Tempeh

Imagem: Reprodução Tiba Tempeh / via Facebook @tibatempeh

O mercado do tempeh 

Se você quer saber mais sobre esse ingrediente, feito a partir da fermentação de grãos de soja, vamos falar um pouco sobre esse assunto. 

Segundo um relatório do Mordor Intelligence, o mercado global de tempeh está crescendo a um CAGR de 7,0% durante o período de 2020 a 2025. 

É informado que os fatores que impulsionam esse setor são a demanda pelos substitutos de carne, intolerância ao glúten e o alto valor nutricional. Pensando nas regiões, a América do Norte está dominando o mercado por conta de sua alta produção de soja, enquanto a Ásia-Pacífico é a região que mais cresce nesse mercado. 

O tempeh tem um alto teor proteico, por isso, é muito utilizado por aqueles que seguem uma dieta vegana ou vegetariana. 

Sobre a startup britânica de alimentos plant-based

“O que você escolhe comer vai mudar o mundo, para melhor ou para pior. E pode ser apenas a decisão mais importante que você toma hoje ou em qualquer dia”, afirmou a marca. Também disseram que todas as proteínas vêm das plantas, por isso é possível ir diretamente na fonte. 

A empresa foi fundada por Alex e Ross Longton no ano de 2019, os dois já trabalharam em cargos de senioridade na indústria alimentícia. Após terem experimentado um prato de tempeh nas Ilhas Gili (localizada na Indonésia) ficaram deslumbrados. Pesquisaram na internet e verificaram os benefícios do alimento, decidindo começar o empreendimento. 

A empresa apontou que sua missão é tornar o mundo mais saudável, atestando que se pudessem fazer com que comer mais plantas e menos carne fosse mais fácil e mais delicioso, esse seria o caminho para uma mudança positiva. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Retrospectiva dos maiores acontecimentos publicados no Vegan Business

Marca de alimentos plant-based levanta US$ 14 milhões em rodada

O Que é Equity Crowdfunding? Um Guia Completo (2021)

*Imagem de capa: Reprodução Tiba Tempeh / via Facebook @tibatempeh



por Amanda Stucchi em 12 de janeiro