Os veganos de Cingapura, em breve poderão experimentar um sorvete feito com ar.
O sorvete utiliza a proteína inovadora em pó conhecido como Solein como matéria-prima, desenvolvida por uma startup finlandesa chamada Solar Foods.
Sorvete feito com ar
A Solein, é uma proteína microbiana revolucionária criada a partir do ar e da água, desenvolvida em colaboração com a Agência Espacial Europeia. Os cientistas conseguiram produzir a Solein cultivando bactérias em laboratório. Através da adição de hidrogênio, dióxido de carbono e nutrientes, as proteínas liberaram proteínas. Posteriormente essas proteínas são capturadas e desidratadas, geradas em um pó. O processo de produção da Solein tem sido comparado ao processo de vinificação, sendo uma técnica inovadora na obtenção de proteínas.
A Solein, considerada a proteína mais sustentável do mundo, de acordo com seus criadores pois não depende de animais ou plantas fotossintéticas em seu processo de produção. Estima-se que ela alcançou aproximadamente 65-70% de proteína e 10-15% de fibras dietéticas. Além disso, possui cerca de 5-8% de gordura e 3-5% de nutrientes minerais.
Atualmente, Cingapura se destaca como o primeiro país a conceder aprovação para o uso desse ingrediente inovador. Nessa região, um restaurante italiano à beira-mar chamado Fico já obteve autorização para servir um sorvete de chocolate feito com essa substância revolucionária.
“É uma oportunidade extraordinária sermos a primeira equipa de chefs a apresentar ao mundo um sorvete executivo único”, declarou Mirko Febbrile, chef do restaurante Fico, em um comunicado oficial.
O futuro da comida
O uso do Solein não se limita apenas ao sorvete de chocolate; é altamente provável que o vejamos sendo utilizados em diversos novos produtos que chegarão ao mercado mundial nos próximos anos. Além de ser uma alternativa à carne, o Solein é capaz de ser dissolvido em bebidas e proporcionar a criação de uma ampla variedade de alimentos doces e salgados. Seu potencial de aplicação é vasto e promissor.
De acordo com um porta-voz da Solar Foods: “Isso oferece um vislumbre de um futuro onde sabores e texturas são familiares, mas onde a comida chega aos nossos pratos de uma maneira totalmente nova”.
A empresa tem planos de estabelecer uma parceria com a renomada empresa japonesa de biotecnologia Ajinomoto, que possui uma forte presença global, visando desenvolver uma ampla gama de novos produtos. Essa colaboração estratégica permitirá a criação conjunta de produtos inovadores, aproveitando a expertise, assim como a abrangência internacional da Ajinomoto.
Aproveite e leia também:
Upside Foods e Eat Just recebem aprovação do USDA para venda de frango cultivado nos EUA
A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty
A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Solar Foods