A produtora orgânica de cogumelos dos EUA, Smallhold, lançou o que afirma ser o primeiro pesto de cogumelos do mundo.
O pesto vegano é feito desidratando cogumelos orgânicos excedentes ou imperfeitos que, de outra forma, seriam desperdiçados. Os cogumelos – incluindo oyster azul, trombetas e shiitake – são então moídos e cozidos com cebola e alho assados, vinagre balsâmico, especiarias e óleo.
Assim como o pesto tradicional, o molho resultante pode ser usado em sanduíches, pratos de massa, molhos e muito mais. Atualmente disponível em vários varejistas independentes em Nova York, Los Angeles e Austin, Texas.
“Algo completamente novo”
A Smallhold utiliza tecnologia de ponta para cultivar cogumelos em espaços urbanos e rurais. A empresa possui fazendas em Brooklyn, Nova York, Austin, Texas e LA. A Smallhold também opera mini fazendas, que consistem em unidades independentes climatizadas, capazes de produzir cerca de 60 libras de cogumelos por semana. As mini fazendas podem ser colocadas em supermercados e restaurantes para oferecer cogumelos frescos aos clientes.
A ideia de cultivar cogumelos em ambientes fechados está rapidamente ganhando popularidade, com a empresa alemã de tecnologia agrícola Tupu recentemente captando US$ 3,2 milhões para sua tecnologia de cultivo de cogumelos gourmet orgânicos em cidades. Em setembro, o rapper e cantor dos EUA Wiz Khalifa lançou uma marca chamada MISTERCAP’S, oferecendo kits de cultivo de cogumelos caseiros.
Anteriormente, neste ano, a empresa de Singapura Finc anunciou que estaria construindo uma fábrica inteligente de cogumelos em Houston, Texas, produzindo 50 toneladas de cogumelos enoki por dia. As previsões indicam que o mercado global de cogumelos atingirá US$ 115,8 bilhões até 2030.
“Quem melhor para criar o primeiro pesto de cogumelos do mundo do que um grupo de agricultores obcecados por comida?” afirma a Smallhold em seu site. “Nossa missão sempre foi fazer as pessoas comerem mais cogumelos – de todas as maneiras possíveis. Queríamos tornar isso mais fácil e rápido, então criamos algo completamente novo que também agregasse valor ao mundo.”
Leia também:
Loryma: depois do frango, surge um ovo à base de trigo
Folato: a vitamina B esquecida
Naveia lança linha de peças exclusivas da marca, assinadas por Kiji Studio