Shaquille O’Neal, ex-basquetebolista estadunidense, já ganhou quatro títulos da National Basketball Association (NBA) e agora experimenta o veganismo. A informação veio de uma recente entrevista feita no programa Urban Eats and Treats, realizada pelo apresentador e comediante Rip Micheals.

O atleta afirmou que seu amigo foi o responsável por apresentar um restaurante que é saudável: “Por exemplo, eu gosto de cheeseburgers, […] posso comer de forma saudável, mas ainda sentir que estou comendo mal. Quando eu quero ‘trapacear’, eu vou ali e trapaceio”. 

Até o momento, ele não segue uma dieta inteiramente vegana. É necessário destacar que o TMZ falou que a estrela está “tentando seu melhor para se tornar vegano”, enquanto o Narcity Atlanta apontou que ele estava só “experimentando opções veganas”. Independente disso, é possível perceber o interesse da estrela pelo restaurante. 

Uma curiosidade é que Shaquille também investiu e se tornou embaixador da marca de carne vegetal Beyond Meat, junto com 13 atletas no ano de 2019. 

O restaurante vegano predileto de Shaquille O’Neal 

O restaurante a que ele se refere é o Slutty Vegan, localizado na cidade de Atlanta. 

Foi fundado por Pinky Cole (CEO), anteriormente ela comercializava os hambúrguer pelo Instagram, depois, servia os alimentos através de um food truck. Foi em 2018 que conseguiu abrir a primeira unidade física do Slutty Vegan, sendo informado que depois de três meses 1.200 pessoas compareceram para ver a grande abertura. 

O restaurante tem nove opções de hambúrgueres, camarões plant-based, bratwurst (espécie de salsicha de origem alemã), sanduíche philly (originário da Filadélfia), além de batatas fritas, molhos, sobremesas e bebidas. 

Atualmente, o estabelecimento possui quatro unidades no estado da Geórgia (onde também está localizada a cidade de Atlanta). 

“Abrindo a conversa sobre opções de comida vegana para pessoas que nunca as consideraram, em uma comunidade com números tão altos em hipertensão, colesterol, obesidade e uma série de outras doenças transmitidas por alimentos”, citou a marca. 

Atletas que seguem o veganismo

Vários atletas seguem uma dieta vegana: Marta (jogadora de futebol), Raíra Bergamo (fsiculturista), Macris (jogadora de vôlei), Micky Papa (skatista italiano-canadense), entre outros nomes. Ainda, há aqueles que priorizam uma alimentação baseada em vegetais. 

A carne é necessária para performar melhor? 

Nós conversamos com o Dr. Kaue Kranholdt, nutrólogo e sócio do Espaço Volpi, formado em medicina e pós-graduado em nutrologia: “Em relação aos atletas que acreditam que precisam de carne para performar melhor, isso é um grande equivoco. Muitas pessoas poderiam performar melhor até sem carne e não sabem disso”. 

O que causa esse equívoco? 

“Esse equivoco vêm da supervalorização da proteína em detrimento de outros macro e micronutrientes. A proteína é de fato importante para o esporte, porém, ninguém nunca constatou e provavelmente isso não vai acontecer, de que a fonte proteica precisa vir da carne do animal. Pode ser obtida de qualquer fonte”. 

Gostou de saber que Shaquille O’Neal está experimentando o veganismo? Aproveite e leia também: 

Conheça 10 atletas veganos no mundo do futebol. Marta está na lista!

6 fisiculturistas veganos que provam a força do veganismo

Chameleon Sun faz parceria com a atleta Mikaili Sol

*Imagem de capa: Divulgação 

Por Amanda Stucchi em 6 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores