Shaquille O’Neal, ex-basquetebolista estadunidense, já ganhou quatro títulos da National Basketball Association (NBA) e agora experimenta o veganismo. A informação veio de uma recente entrevista feita no programa Urban Eats and Treats, realizada pelo apresentador e comediante Rip Micheals.

O atleta afirmou que seu amigo foi o responsável por apresentar um restaurante que é saudável: “Por exemplo, eu gosto de cheeseburgers, […] posso comer de forma saudável, mas ainda sentir que estou comendo mal. Quando eu quero ‘trapacear’, eu vou ali e trapaceio”. 

Até o momento, ele não segue uma dieta inteiramente vegana. É necessário destacar que o TMZ falou que a estrela está “tentando seu melhor para se tornar vegano”, enquanto o Narcity Atlanta apontou que ele estava só “experimentando opções veganas”. Independente disso, é possível perceber o interesse da estrela pelo restaurante. 

Uma curiosidade é que Shaquille também investiu e se tornou embaixador da marca de carne vegetal Beyond Meat, junto com 13 atletas no ano de 2019. 

O restaurante vegano predileto de Shaquille O’Neal 

O restaurante a que ele se refere é o Slutty Vegan, localizado na cidade de Atlanta. 

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Foi fundado por Pinky Cole (CEO), anteriormente ela comercializava os hambúrguer pelo Instagram, depois, servia os alimentos através de um food truck. Foi em 2018 que conseguiu abrir a primeira unidade física do Slutty Vegan, sendo informado que depois de três meses 1.200 pessoas compareceram para ver a grande abertura. 

O restaurante tem nove opções de hambúrgueres, camarões plant-based, bratwurst (espécie de salsicha de origem alemã), sanduíche philly (originário da Filadélfia), além de batatas fritas, molhos, sobremesas e bebidas. 

Atualmente, o estabelecimento possui quatro unidades no estado da Geórgia (onde também está localizada a cidade de Atlanta). 

“Abrindo a conversa sobre opções de comida vegana para pessoas que nunca as consideraram, em uma comunidade com números tão altos em hipertensão, colesterol, obesidade e uma série de outras doenças transmitidas por alimentos”, citou a marca. 

Atletas que seguem o veganismo

Vários atletas seguem uma dieta vegana: Marta (jogadora de futebol), Raíra Bergamo (fsiculturista), Macris (jogadora de vôlei), Micky Papa (skatista italiano-canadense), entre outros nomes. Ainda, há aqueles que priorizam uma alimentação baseada em vegetais. 

A carne é necessária para performar melhor? 

Nós conversamos com o Dr. Kaue Kranholdt, nutrólogo e sócio do Espaço Volpi, formado em medicina e pós-graduado em nutrologia: “Em relação aos atletas que acreditam que precisam de carne para performar melhor, isso é um grande equivoco. Muitas pessoas poderiam performar melhor até sem carne e não sabem disso”. 

O que causa esse equívoco? 

“Esse equivoco vêm da supervalorização da proteína em detrimento de outros macro e micronutrientes. A proteína é de fato importante para o esporte, porém, ninguém nunca constatou e provavelmente isso não vai acontecer, de que a fonte proteica precisa vir da carne do animal. Pode ser obtida de qualquer fonte”. 

Gostou de saber que Shaquille O’Neal está experimentando o veganismo? Aproveite e leia também: 

Conheça 10 atletas veganos no mundo do futebol. Marta está na lista!

6 fisiculturistas veganos que provam a força do veganismo

Chameleon Sun faz parceria com a atleta Mikaili Sol

*Imagem de capa: Divulgação 

Por Amanda Stucchi em 6 de maio