Quer ser mais sustentável ao se vestir? Nem sempre as pessoas param para refletir sobre esse assunto.
A sustentabilidade está no nosso dia a dia, desde o momento em que acordamos. Podemos escolher usar menos água ao escovar os dentes, apagar a luz quando saímos do cômodo, reutilizar materiais, comprar de forma consciente, buscar alimentos que causam menos impacto ambiental, entre outras ações positivas.
Portanto, o jeito com que nos vestimos também causa impacto ambiental. Já falamos aqui no Vegan Business que a indústria da moda é responsável pela emissão de 10% de carbono global (isso é mais que todos os voos internacionais e transportes combinados!).
Além disso, segundo a BBC, essa é a segunda indústria mais poluente, só perdendo para a do petróleo.
Pensando nisso, que tal conhecer dicas para se vestir de forma mais sustentável? Assim, você traz a sustentabilidade para seu guarda-roupa, outra esfera da sua vida cotidiana.
7 dicas para ser mais sustentável ao se vestir
1# Maneirar no consumismo
O título pode até parecer óbvio, entretanto, comprar menos ajuda o meio ambiente.
Vamos combinar, se você tem dez pares de sapatos provavelmente não precisa de outro.
Se comprar muitas roupas faz parte do seu estilo de vida, é necessário dizer: ter a moda mais sustentável no seu guarda-roupa, ainda assim, causa impacto ambiental. É claro que comparado a produtos que não pensam nesse assunto ao ser produzido, o impacto será menor.
Porém, já considerou o transporte dessas vestimentas? Vai causar a emissão de gás carbônico. Ou seja, ser consciente começa quando pensamos toda a cadeia do produto, desde a produção até a entrega, assim, maneiramos no consumismo e só compramos o que precisamos.
Muitas vezes as pessoas compram para se sentirem mais felizes, essa é uma felicidade que normalmente é passageira. Por isso, é necessário lidar com seu estado emocional de outra maneira, seu bolso e a natureza agradecem.
Imagem: Pexels
2# Comprar roupas de marcas sustentáveis e veganas
Você precisa mesmo de outro par de sapato? Se sim, opte por comprar de marcas sustentáveis e veganas, essas auxiliam o planeta e os animais também.
Se você não conhece nenhuma marca sustentável e vegana, vamos te dar algumas sugestões!
Já fizemos uma lista com as principais marcas de moda vegana e calçados veganos.
Um exemplo para ilustrar é a Insecta Shoes, essa marca de moda utiliza plástico reciclado, algodão reciclado, peças de roupas usadas, borracha reaproveitada, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam descartados para transformá-los em novos sapatos. Legal, não é?
Imagem da collab da Insecta Shoes com a Renner: Divulgação Renner
3# Compre roupas com melhor qualidade
A ideia aqui é simples: o que dura mais, permite o melhor uso dos recursos naturais.
Portanto, caso seja possível dentro da sua realidade, procure comprar roupas de melhor qualidade. Essa atitude também pode ajudar as marcas a perceberem a necessidade de desenvolver roupas com duração superior.
Como sabemos, algumas marcas podem criar roupas e acessórios com baixa qualidade só para vender e aproveitar o embalo de uma moda passageira, o que não é nada consciente.
Dessa forma, preferir produtos com qualidade superior é uma forma simples de ser mais sustentável ao se vestir.
Imagem: Pexels
4# Dê uma segunda chance para suas peças
Se sua roupa “estragou” e você está pensando em jogá-la fora, verifique se existe uma solução. Às vezes é uma questão de costurá-la, dessa forma é possível consertar a peça.
Caso não exista jeito, também pode utilizar o tecido dessa roupa para transformá-la em outra vestimenta.
Agora, se o problema é porque você cansou daquela roupa, também pode se desfazer dela de uma maneira mais sustentável.
Um exemplo é doando essa peça para seus amigos e familiares que desejam ou doando para uma instituição. Lembre-se, porém, que a roupa precisa estar em bom estado para isso.
Outra opção é vendê-la. Para isso, você pode usar as plataformas on-line ou mesmo procurar um brechó para efetuar a venda (alguns acabam te pagando em dinheiro ou você pode comprar outra roupa pelo mesmo valor).
Por último, se essas opções não funcionarem, coloque o tecido para a reciclagem de têxteis.
Uma dica é o sistema do portal eCycle, lá você pode colocar o que precisa descartar e a sua região, assim, é possível encontrar postos de reciclagem e doação mais próximos da sua moradia.
Imagem: Pexels
5# Vá ao brechó ou troque suas roupas
Já falamos sobre os brechós aqui no Vegan Business.
Ao comprar suas roupas nessas lojas você evita que peças acabem indo parar no aterro sanitário e economiza as emissões de carbono que seriam utilizadas na produção de novas roupas.
Portanto, ao comprar de um brechó você ajuda o meio ambiente. Essa também é uma opção para encontrar roupas de melhor qualidade em um preço mais barato do que nas lojas tradicionais.
Agora, se na sua região não tem um brechó: que tal trocar roupas com suas amizades? É possível combinar uma data onde cada participante leva peças de roupa que deseja trocar.
Imagem: Pexels
6# Em certas ocasiões, não compre: alugue
O aluguel de roupas é uma opção para aquelas peças que as pessoas não vão usar na sua vida cotidiana.
Aqui podemos dar os seguintes exemplos: vestidos de festas, fantasias de carnaval ou halloween e roupas de gravidez.
Alugar essas roupas também pode compensar na economia, já que não é necessário utilizá-las o tempo todo.
Mas, se você quiser roupas do cotidiano, um exemplo brasileiro de empresa é a Weuse. A marca tem um plano de assinatura que disponibiliza 16 peças por mês para os consumidores.
Imagem: Pexels
7# Lave as roupas pensando na sustentabilidade
Agora que você já sabe como ter roupas de uma maneira mais sustentável, chegou na hora da higiene e manutenção.
Saiba que aqui existem algumas recomendações:
- Tenha uma máquina de lavar que seja eficiente, se possível verifique quanta energia o equipamento consome
- Compre produtos de limpeza sustentáveis, caso não saiba qual adquirir, o Vegan Business já fez uma lista com diversas marcas nacionais que podem ser uma opção nessa hora
- Evite a lavagem a seco, esse tipo de lavagem tem químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente
- Utilize água fria, esquentar a água para lavar a roupa ocasiona no gasto de muita energia elétrica, e ainda pode danificar os tecidos
- Se possível, não use secadora de roupas, deixe as peças secarem no varal
Outra dica de ouro é usar as roupas que possui por mais tempo antes de lavar. Se sua camiseta não está suja ao tê-la vestido uma vez, é possível usá-la novamente. Esse raciocínio também ajuda suas roupas a durarem mais!
Imagem: Pexels
Gostou de conhecer essas dicas para ser mais sustentável ao se vestir? Aproveite e leia mais sobre sustentabilidade:
95 dicas para ser mais sustentável
Cozinha sustentável: o sabor de ajudar o meio ambiente
Como ensinar sobre sustentabilidade para as crianças?
*Imagem de capa: Pexels
Compartilhe: