Quer conhecer mais sobre uma rotina de skincare vegana?

O autocuidado passa por diversas áreas da nossa vida, indo dos exercícios físicos, bem-estar mental, boas relações sociais e chegando ao skincare. Cuidar da pele auxilia a mantê-la mais saudável pensando no longo prazo, por exemplo, prevenindo o ressecamento, acumulo de oleosidade, envelhecimento precoce, aparecimento de acne e cravos, entre outras situações. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com produtos que servem para todos os tipos de pele para você conhecer. Porém, vale ressaltar que a lista não se trata de uma indicação, já que é importante seguir as recomendações de seu dermatologista, profissional que te passará uma rotina de cuidados com a pele avaliando seu caso. 

Produtos para você montar a sua rotina de skincare vegana 

Uma rotina de skincare é geralmente composta por três etapas, são elas: limpeza, hidratação e proteção. 

1# Sabonete 

O sabonete é o primeiro passo de uma rotina de cuidados com a pele. 

A Almanati é uma marca vegana e 100% plant-based, comercializando cosméticos orgânicos, aqui você poderá encontrar  o sabonete em barro neutro. O produto é rico em glicerina e não contém fragrância, com propriedades hidratantes e antioxidantes. 

“Nossos sabonetes são 100% naturais, vegetais e também glicerinados. Isso os torna umectantes, por isso, evitam o ressecamento da nossa pele e junto dos óleos vegetais são também hidratantes”, escreveu a empresa em sua rede social

Sabonete da Almanati
Imagem: Reprodução da Almanati / via Instagram @almanatibr

2# Tônico 

O tônico auxilia a fazer uma limpeza mais profunda da pele.

Nessa parte, existe o Tônico Facial Juliana Goes da TB Make, o produto contém ácido hialurônico (ativo responsável por hidratar e revitalizar a pele), extrato de hibisco, água de coco e prebiótico. O item vegano é fragrância free, não possuindo álcool na composição. 

“A minha linha de skincare Daily cuida de você, da sua pele, sem gerar impactos negativos e sem comprometer a sua saúde. Foi um trabalho muito cuidadoso que nós tivemos de buscar extratos naturais, nem todos os componente são naturais, mas tudo que tem na composição dos produtos é seguro”, destacou Juliana Goes.

Tônico Facial Juliana Goes da TB Make
Imagem: Reprodução TB Make / via site Farmamake

3# Antioxidante 

O antioxidante vêm antes da etapa da hidratação e proteção solar, servindo para neutralizar os radicais livres da pele e auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce. 

A Sallve, empresa vegana e cruelty free, possui o óleo facial antioxidante. O produto contém vitamina C, óleo de semente de uva, quercetina (grupo dos flavonoides), astaxantina (antioxidantes da família dos carotenóides) e phytoesqualano (biomimético funcional, semelhante ao que o corpo humano produz). 

É informado que o produto previne o envelhecimento precoce da pele, reduzindo também as aparências das linhas finas e rugas. 

Óleo antioxidante da Sallve
Imagem: Reprodução Sallve / via site

4# Máscara

A máscara facial é um produto que deve ser aplicado com o rosto limpo e seco, sendo recomendado utilizá-la de uma a duas vezes por semana. Portanto, você poderá fazer esse passo a passo no seu final de semana ou em outros dias. 

A Jeitô, marca de cosméticos veganos, tem em seu portfólio a máscara facial detox 8 G, com fórmula de argila verde e tea tree (melaleuca), visando uma limpeza profunda e a retirada do excesso da oleosidade na pele.  

Máscara detox da Jeitô
Imagem: Reprodução Jeitô / via site

5# Creme para a área dos olhos 

O creme para a área dos olhos auxilia a fortalecer essa área sensível. 

A Simple Organic, vegana e cruelty free, possui o balm de olhos. O produto auxilia a reduzir as linhas de expressão, suavizar as olheiras, além de proteger e hidratar o local. Sua composição contém ácido hialurônico, óleos essenciais de camomila e lavanda e sangue de dragão (nome da seiva da árvore dragoeiro). 

Uma curiosidade é que o produto foi vencedor do prêmio de beleza verde da Women’s Health em 2019. 

Balm de olhos da Simple Organic
Imagem: Reprodução da Simple Organic / via site

6# Hidratante labial 

Os lábios também precisam de hidratação!

Falamos recentemente sobre o kit de beleza vegana da Biossance, feito em parceria com a atriz Reese Witherspoon. O conjunto também é vendido a parte, possuindo um hidratante labial vegano com rosas e esqualano

O produto tem como ingredientes o esqualano – 100% vegetal, a partir da cana-de-açúcar – ceramidas e alga wakame. A empresa apontou que a fórmula tem 10 vezes mais poder hidratante, auxiliando a preencher as linhas de desidratação nos lábios em 14 dias. 

O estudo para chegar a essa quantidade de dias, foi feito com 30 mulheres de 45 anos ou mais que aplicaram o hidratante duas vezes por dia. 

Hidratante labial da Biossance
Imagem: Reprodução Biossance / via site

7# Protetor solar 

O protetor solar é considerado o último passo na rotina de skincare. O item evita as consequências dos raios UVA e UVB, como envelhecimento precoce, queimaduras e até mesmo o câncer de pele. 

A Chameleon Sun, primeira empresa a captar pela Vegan Business, oferece protetores solares veganos. Todos os itens possuem fator de proteção FPS 50, sendo seguros para os corais, hipoalergênicos, sem parabenos, oxibenzona, petróleo, fragrâncias e glúten. 

Você pode buscar para a sua rotina de skincare, por exemplo, os protetores solares nas versões bege e bronze com FPS 50 (a depender da cor que prefere). A composição inclui o óxido de zinco, dióxido de titânio não nano, manteiga de karité, óleo de coco e de semente de uva, blend de manga e papaya, bem como o óxido de ferro. 

Protetor solar da Chameleon Sun
Imagem: Reprodução Chameleon Sun / via Instagram @chameleon.sun

Gostou de conhecer os produtos para uma rotina de skincare vegana? Aproveite e leia também: 

Cosméticos naturais são aliados para os consumidores e meio ambiente

10 perfis veganos e sustentáveis para acompanhar no Instagram

Conheça produtos veganos de bem-estar para o autocuidado!

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash 

Por Amanda Stucchi em 4 de agosto