A Prime Roots, empresa que utiliza micélio de koji para produzir análogos à carne, levantou US$ 30 milhões em uma rodadada da Série B, com o objetivo de expandir seu produto de carne de micélio.

A rodada eleva a captação total da empresa para US$ 50 milhões. Os investidores incluem Monde Nissin, uma empresa de massa e proteína alternativa, e SOSV/IndieBio, uma aceleradora de tecnologia que colaborou com a empresa em 2017. Outros investidores que participaram da rodada foram Pancluem Pangea Ventures, Alumni Ventures, Gaingels e Hyphen Capital.

Algumas empresas de proteínas são alternativas focadas principalmente em categorias de carne, como hambúrgueres e nuggets de frango, enquanto apenas algumas estão desenvolvendo opções de carnes frias.

Carne de micélio

A Prime Roots, fundada em 2017 por Kimberlie Le e Joshua Nixon, inicialmente usou o koji para desenvolver diversos substitutos de carne. No ano passado, a empresa concentrou seus esforços na criação de opções de carne de deli como seu principal produto.

Em novembro, a empresa sediada em Berkeley, Califórnia, realizou um lançamento de varejo em pequena escala de suas carnes frias fatiadas à base de micélio e patês para barrar. De acordo com a Prime Roots, suas carnes frias estão sendo vendidas de forma consistente em alguns parceiros de varejo, com um crescimento de vendas de cinco a dez vezes maior do que outras opções de carne alternativa.

Com a nova captação, a empresa expandirá a presença de seus produtos em supermercados. A Prime Roots afirma que seu portfólio de produtos atualmente cobre mais de 75% das opções de carnes frias disponíveis no mercado. Entre os produtos da empresa estão o Koji-Turkey em três variedades, Koji-Ham em três variedades, charcutaria com Koji-Salami e dois estilos de Koji-Pepperoni, além de duas variedades de Koji-Pate, Koji-Foie Gras, assim como Hickory Koji -Bacon.

Koji

O Koji, ingrediente principal da Prime Roots, tem sido amplamente utilizado na culinária asiática há milhares de anos. Tradicionalmente, utilizado na criação e fermentação de molho de soja, saquê e missô. A Prime Roots utiliza as raízes desse fungo, conhecido como micélio, para criar seus substitutos de carne. Kimberlie Le destaca que o koji possui naturalmente um sabor umami, o que o torna um excelente ingrediente base para produtos semelhantes à carne.

As carnes frias estão ganhando popularidade entre os consumidores que buscam opções saudáveis, convenientes e ricas em proteínas. Durante a pandemia de COVID-19, quando muitas pessoas ficaram em casa em 2020 e 2021, as vendas nesse segmento aumentaram à medida que os consumidores percorreram os sanduíches em busca de conforto e nutrição.

A Prime Roots é atualmente a única empresa que oferece a sua alternativa de carne a granel para supermercados, permitindo que sejam fatiadas sob medida. Além disso, é a única empresa que utiliza micélio em vez de proteínas vegetais na fabricação de seus produtos.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Couro de tomate? Conheça a alternativa da Bioleather

NY lança campanha para promover uma alimentação saudável

6 marcas de cosméticos veganos de alta performance

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Prime Roots

Por Ana Cristina Gomes em 22 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores