A produtora espanhola de biomateriais Polybion anunciou que sua celulose cultivada, Celium, está agora disponível em todo o mundo. A empresa afirma que o material vai além de ser uma alternativa ao couro e criará uma “categoria totalmente nova” devido às suas propriedades únicas.
O Celium é cultivado alimentando bactérias com resíduos agroindustriais de frutas; as células então se organizam e criam uma estrutura de celulose como subproduto metabólico. Essa estrutura passa por um processo sustentável de estabilização, e o material resultante, semelhante ao couro, pode ser tingido, gravado e curtido com formulações livres de cromo usando infraestrutura existente. As propriedades do material podem ser adaptadas para aplicações como moda, roupas esportivas e a indústria automobilística – por exemplo, a espessura do material pode ser controlada conforme ele cresce.
O Celium é livre de plástico e tem um impacto ambiental muito menor do que o couro convencional. Nenhuma substância química nociva é liberada durante a produção, e não há resíduos significativos de biomassa entre os ciclos de crescimento.
Como o Celium pode ser produzido usando equipamentos de fermentação em larga escala existentes, a tecnologia poderia ser facilmente adotada em todo o mundo. Uma empresa que já viu o potencial do Celium é a marca de moda dinamarquesa Ganni, que recentemente apresentou uma bolsa feita do material na Semana de Moda de Copenhague. O Celium é descrito como vegano, orgânico e excepcionalmente resistente.
“Material inovador”
Para permitir que designers e engenheiros de materiais explorem a versatilidade e o potencial do material, a Polybion lançou o Celium Swatch Sampler. Esta coleção inclui desde tons clássicos até padrões marmorizados que só podem ser alcançados com celulose bacteriana.
O lançamento global do material segue a bem-sucedida expansão da instalação da Polybion no México Central em 2022. Em plena capacidade, a instalação neutra em carbono e alimentada por energia solar pode produzir até 1,1 milhão de pés quadrados de Celium por ano. A expansão foi possível graças a uma rodada série A de US$ 4,4 milhões liderada pela Blue Horizon Ventures.
Em outubro do ano passado, a Polybion anunciou que a plataforma global de moda circular Fashion for Good tornou-se parceira oficial e investidora na empresa.
“Com os obstáculos relacionados à biologia resolvidos em grande escala, a Polybion finalmente revela seu material inovador, marcando um momento crucial na adoção generalizada da nanocelulose bacteriana para aplicações de produtos de consumo e capacitando mais marcas a adotarem materiais de baixo carbono em suas categorias de produtos”, diz a empresa.
Leia também:
Impossible Foods visa “resolver o problema da carne com mais carne”
CULT Food Science capta 800 mil dólares canadenses para expandir a marca Noochies!
Aumento de 47% nas vendas de carnes plant-based na Austrália