Uma empresa de Wythenshawe, cuja tecnologia principal aumenta a vida útil dos alimentos e reduz o desperdício, captou £750.000 de investidores.
O impulso financeiro apoiará a implementação da tecnologia no Reino Unido e internacionalmente.
Xtend é um revestimento de embalagem antimicrobiano que permite que uma variedade de alimentos, incluindo frutas e vegetais, permaneçam frescos em suas embalagens por mais tempo.
Também permitirá que o OSY Group expanda sua equipe, que está sediada no Manchester International Office Centre, próximo ao Aeroporto de Manchester.
O diretor executivo, Marc Braterman, disse: “Atualmente, 1.3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas a cada ano globalmente, e entre oito e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa resultam diretamente do desperdício de alimentos.
“Almejamos liderar a redução global do desperdício de alimentos por meio de nossa tecnologia inovadora, além de ajudar a diminuir as emissões de gases de efeito estufa e a pobreza alimentar, apoiando os varejistas enquanto buscam alcançar suas metas de sustentabilidade e permitindo que os produtores de alimentos acessem mais mercados de exportação.”
Ele acrescentou: “Essa última rodada de investimento é um marco importante, pois nos permitirá acelerar a comercialização do Xtend no Reino Unido e internacionalmente, além de nos concentrarmos no crescimento de nossa equipe. Estamos procurando criar uma série de funções nos próximos meses, de acordo com nossa estratégia.”
Xtend é um revestimento antimicrobiano à base de água para superfícies de embalagem. Ele deixa pinos microscópicos nas superfícies da embalagem que perfuram e matam micróbios e retardam o processo natural de deterioração que afeta os produtos frescos dentro dela.
Ele foi submetido a extensos testes em laboratórios independentes, universidades e outras instalações, o que provou que a tecnologia é segura para alimentos e está em conformidade com os regulamentos de Materiais de Contato com Alimentos para produtos frescos, disse Marc.
Os testes mostraram que Xtend estende a vida útil por vários dias em várias formas de embalagem, acrescentou ele.
É adequado para filmes de cobertura, bandejas de plástico, embalagens de fluxo, fibra e papel, embalagens externas e combinadas para alimentos para viagem, como sanduíches.
Também foram conduzidos testes do Xtend com um grande varejista do Reino Unido, bem como principais produtores de frutas delicadas e grandes empresas de embalagens europeias.
Marc disse: “Esses testes, além dos extensos testes realizados em instalações no Reino Unido, demonstraram que o Xtend mantém a frescura por mais tempo e, portanto, contribui significativamente para a redução do desperdício de alimentos.
“Pode ser facilmente integrado à produção de embalagens existentes e tem uma variedade de outras aplicações além de produtos alimentícios, devido às suas qualidades de revestimento direto.”
O último investimento, de três novos indivíduos e um investidor existente, segue uma arrecadação de £250.000 em capital próprio no ano passado e um prêmio da Innovate UK por meio de sua competição “Better Food for All” para apoiar empresas que buscam maneiras inovadoras de enfrentar os desafios nutricionais.
O investimento da Innovate UK está apoiando a pesquisa e desenvolvimento contínuos da OSY.
A OSY é uma das poucas empresas selecionadas para fazer parte de um programa global de inovação administrado pela Innovate UK no Canadá e na Austrália.
Entre os consultores da OSY estão o Dr. Malcolm Driffield e o Dr. Rhodri Evans, da consultoria científica, de engenharia e regulatória Exponent International.
Leia também:
Marca inovadora de queijo vegano FÆRM capta €1.3 milhão
Enifer capta €36mi para produzir micoproteína inovadora para alimentar 40.000 pessoas
Saiba como as proteínas podem ajudar na sua rotina noturna