A NUTRUMAMI, uma startup dinamarquesa que desenvolve um pó de proteína vegetal projetado para substituir os nutrientes encontrados em produtos de carne animal, anuncia o encerramento bem-sucedido de uma rodada semente de €450 mil liderada pela Kost Capital e pela Planetary Impact Ventures.

Fundada por Frederik Jensen, um chef de alta gastronomia com mais de 12 anos de experiência em inovação de produtos de consumo rápido (FMCG, na sigla em inglês), a NUTRUMAMI afirma que está pioneirando uma nova categoria de ingredientes, as “proteínas vegetais multifuncionais”. Jensen anteriormente atuou como CIO e co-fundador da CHEW em Boston. O Chefe de Fermentação, Chuchu Huang, possui um PhD em microbiologia e fermentação e trabalhou anteriormente na Mycorena e na Novo Nordisk.

Através de um “processo único de fermentação cruzada”, para o qual a startup diz ter uma patente pendente, a NUTRUMAMI fornece ingredientes e sabores produzidos a partir de recursos sustentáveis para facilitar uma redução na dependência de nutrientes extraídos de animais.

Missão de transformar alimentos centrados em plantas

“A NUTRUMAMI melhora o sabor, a textura e a nutrição das proteínas vegetais. Esta tecnologia possibilita a criação de alimentos limpos, saudáveis e centrados em plantas que são deliciosos e nutricionalmente superiores,” diz a startup. Com os fundos arrecadados, a NUTRUMAMI afirma estar planejando expandir sua equipe em preparação para o lançamento no mercado.

“Nossa missão é desbloquear as proteínas vegetais para transformar a qualidade dos alimentos centrados em plantas em termos de sabor, textura e nutrição, sendo limpos e saudáveis para permitir uma verdadeira mudança na dieta. Ao alavancar nossas técnicas avançadas de fermentação cruzada, entregamos impactos sinérgicos como proteína aprimorada com biodisponibilidades aumentadas, redução de antinutrientes, rico umami e níveis únicos elevados de vitaminas e minerais-chave para resolver os desafios de hoje nos alimentos plant-based, ganhando sabor real da proteína e entregando um perfil nutricional completo.”

Leia também:

Relatório destaca o papel das proteínas alternativas na melhoria da segurança alimentar nos EAU

LSG Group e The Vegetarian Butcher: parceria para oferecer carne plant-based a bordo

Dieta rica em flavonóides reduz o risco de diabetes em até 28%

Por Vitor Di Renzo em 30 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores