Quer conhecer dicas para decoração e móveis veganos?

A pandemia fez com que mais pessoas decidissem dar aquela decorada no lar, a consultoria Grupo Consumoteca relatou que 55% das pessoas da classe A e 39% da classe C resolveram mudar a decoração. Portanto, veja como você pode ter uma casa vegana!

1# Tapetes

Os tapetes tornam o ambiente mais aconchegante e vivo. Para quem deseja comprar essas peças, existem versões sintéticas e de base vegetal que não foram feitas com crueldade animal. 

Tecidos como os de lã, veludo, seda, camurça e casimira não são veganos, portanto, procure um com fibra 100% natural. 

Essa mesma dica também vale para as almofadadas  — a seda vem do bicho-da-seda e para fazer um quilo desse tecido, de 2 a 3 mil animais são mortos — substitua por fibra de ceiba, seda de algodão, fibra de serralha ou liocel. 

2# Sofás 

Para sentar no sofá e assistir um filme, você pode escolher os estofados veganos de suede, camurça, sarja e algodão. 

Também existe a opção de couro sintético, mas lembrando que esse produto contém plástico e é poluente. Porém, startups já estão fazendo couro derivado de resíduos de frutas. 

A empresa italiana Cassina já fez um experimento utilizando o couro de maçã para criar uma coleção de 16 sofás em 2019, com design de Philippe Starck, mas não tinha previsão de ser comercializada. 

3# Travesseiros 

Nada melhor do que terminar suas tarefas do dia a dia e colocar a cabeça em um travesseiro macio. 

Para comprar travesseiros veganos, opte por aqueles que não possuem pena de ganso. 

O veículo Vista-se destacou em uma matéria o trecho que o ativista vegano, Ari Solomon, escreveu no Huffington Post: “Existem dois modos de arrancar penas de uma ave: quando ela está viva ou quando ela está morta. A indústria de penas considera as penas de aves vivas melhores e, por isso, gansos e patos têm suas penas arrancadas três ou quatro vezes por ano”. 

No primeiro quarto de hotel vegano do mundo, em uma unidade de Hilton em Londres, já são utilizados no lugar das penas de ganso o trigo-sarraceno, as cascas de painço, a sumaúma ou as fibras de bambu. 

4# Velas 

As velas são um objeto decorativo que deixa um cheiro gostoso quando são aromatizadas. 

Para escolher a opção vegana, é simples: não compre a que possui em sua composição cera de abelha. Escolha uma vela feita com óleo vegetal (pode ser o de palma ou o de soja). 

Já falamos aqui no Vegan Business sobre a prática cruel da extração do mel, em que as abelhas são mortas. 

5# Substitua as conchas

Existem pessoas que vão à praia e retiram as conchas da orla por desconhecimento, pensando que isso não acarreta mal. 

Entretanto, retirar conchas da praia prejudica os habitats marinhos. Segundo a Green Me, essa prática diminui os organismos vivos e seres que dependem das conchas para viver, aumenta a erosão nas praias e impede o reaproveitamento do carbonato de cálcio pela vida marinha. 

É dito, inclusive, que devido à retirada de conchas na Espanha ocorreu uma diminuição nos peixes. 

Assim, que tal substituir esse objeto decorativo prejudicial ao meio ambiente por outros? 

Existem diversas opções, pode ser por um quadro, uma flor viva, luzes decorativas, entre outros, é só usar sua imaginação. 

6# Tintas para a parede

Quer dar aquela colorida no ambiente? 

Muitas tintas usam uma base de sebo bovino, esse é um subproduto dos matadouros. Portanto, vale a pena ficar atento a composição do produto. 

Uma marca que trabalha com tintas veganas é a estrangeira Organic & Natural Paint Co., tintura escolhida para o quarto do bebê da Meghan Markle (duquesa de Sussex). 

Aqui no Brasil, a Eucatex lançou em 2017 uma tinta chamada “Vegetariano” e respondeu ao Vista-se que não utiliza ingredientes de origem animal em seus produtos e nem fazem testes com animais. 

7# Bônus: Limpeza vegana 

Agora que você já sabe algumas dicas para ter uma casa com decorações e móveis veganos, chegou na parte da limpeza. 

Já falamos aqui sobre produtos de limpeza nacionais que são veganos, e algumas opções são: biowash, BIOZ Green e a Positiv.A. 

Gostou dessas dicas de decoração e móveis veganos? Aproveite e leia também: 

15 ideias para presentes veganos 

Qual tipo de lixo você (mais) produz: reciclável, orgânico ou de rejeito

Guia para receber um convidado vegano em casa

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 24 de agosto